Realidade do restaurante universitário da UEFS vira tema de artigo científico
O restaurante é muito movimentado, mas apresenta pendências
A realidade do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) virou tema de um artigo produzido pelo estudante Daniel Sales. Nesta peça, ele aborda diversos pontos, que vão desde a estrutura física, condições sanitárias, passando também pela qualidade da alimentação fornecida e busca apresentar ao Conselho Gestor para que mudanças possam acontecer e o equipamento possa atender à comunidade acadêmica da melhor forma possível.
O Restaurante Universitário - RU é uma unidade de prestação de serviços alimentares que integra o Programa de Assistência Estudantil - PAE/UEFS e tem como objetivo principal possibilitar condições para permanência e integralização do curso por estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados. Sales é estudante do curso de Filosofia e disse que a ideia de produzir o artigo surgiu em meio a conversas com outros colegas e estudantes de outros cursos, que buscam o espaço para fazer as suas refeições. "As reclamações são constantes em relação à qualidade da alimentação fornecida, a quantidade, dentre outros aspectos. Daí comecei a pensar e resolvi fazer uma pesquisa interna, ouvindo estudantes, professores e funcionários e depois de seis meses aproximadamente eu comecei a elaborar este artigo que trata de pontos como a questão do espaço, além de outras situações que mencionei anteriormente", frisa.
Um ponto importante dentro do artigo diz respeito a questão do "Burgesão", que é um apelido dado pelos estudantes ao restaurante que fica ao lado e que está sendo construído com a finalidade de atender à funcionários e professores da instituição. "Essa situação inclusive já foi motivo de vários protestos dos estudantes que entendem ser incoerente se construir um espaço novo, quando o RU deveria ter mais investimentos, ou seja, os recursos deveriam ser aplicados na ampliação do atual espaço, Está se jogando dinheiro fora, quando podíamos ter um espaço moderno e que pudesse atender a toda a demanda da instituição", afirma Daniel Sales.
O estudante pleiteia apresentar este objeto de pesquisa ao Conselho Gestor do Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que é formado pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das duas residências universitárias, Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad), Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra), Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA), colegiado de Engenharia de Alimentos, Associação dos Docentes (Adufs) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest). "Espero que o Conselho possa pegar o resultado desta pesquisa e possa colocar para a discussão e a partir daí ver os encaminhamentos que precisam ser feitos para que a gente possa ter um espaço melhor com refeições de qualidade com preços eloquentes e que atenda indistintamente a todos os setores da instituição", disse Daniel Sales.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.