Servidores da Funai anunciam greve e pedem saída do presidente do órgão
Greve será iniciada na próxima quinta, 23
Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciaram que, a partir das 10 horas da próxima quinta-feira (23), vão entrar em greve em todas as unidades dos estados e no Distrito Federal. Em nota publicada nas redes sociais, a associação de servidores da fundação INA (Indigenistas Associados) informou que o objetivo da greve é manifestar "profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro" do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
A INA exige ainda a identificação e responsabilização de todos os culpados. Além disso, os servidores também pedem a saída imediata do presidente do órgão, Marcelo Augusto Xavier da Silva. A associação acusa Xavier de estar "promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição"."Por uma Funai indigenista e para os povos indígenas! Pela proteção das/os indigenistas, dos Povos Indígenas e de suas lideranças, organizações e territórios! Convidamos as/os parceiras/os indígenas, indigenistas e da sociedade em geral para o Ato Nacional de Greve da Funai!", diz o comunicado.
Na última segunda-feira (13), a associação divulgou um dossiê, em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), acusando a Funai de implementar uma política anti-indigenista, marcada principalmente pela não demarcação de territórios.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.