IBGE aponta que maior grupo de pessoas que vivem sozinhas no Brasil é de idosos
Mais de 5 bilhões de idosos moram sozinhos no país e a maioria se concentra em São Paulo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (25), números inéditos do Censo Demográfico 2022 apontam que o maior porcentual de pessoas vivendo sozinha no país ainda é de idosos. São mais de 5 bilhões de brasileiros idosos vivendo sozinhos no Brasil, apenas em São Paulo são 1.336.761
A porcentagem de domicílios em que vive apenas uma pessoa deu um salto significativo, passando de 12,20% em 2010 para 18,9% em 2022. Deste total, o maior grupo (28,7%) ainda é o de pessoas com 60 anos ou mais.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsAp
"O envelhecimento da população é a principal explicação", explicou Márcio Minamigushi, do IBGE. "Os parceiros morrem, os filhos saem de casa, as pessoas vão ficando sozinhas."
As maiores proporções de domicílios com apenas um morador foram registradas no Rio de Janeiro (23,4%), Rio Grande do Sul (22,3%) e Espírito Santo (20,6%), sendo que Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os estados com a população mais envelhecida. Os menores porcentuais de casas unipessoais estão no Amapá (12,0%), Amazonas (13,0%) e Pará (13,5%), que também são os estados mais jovens do País.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.