Sistema do BC sobre 'valores a receber' vira isca para criminosos

BrasilGolpe novo

Sistema do BC sobre 'valores a receber' vira isca para criminosos

A ferramenta se chama Sistema de Valores a Receber, ou Registrato

Crédito: Divulgação

Nesta semana, o Banco Central (BC) disponibilizou uma plataforma que unifica a consulta de quantias esquecidas em bancos e instituições financeiras em geral. A ferramenta se chama Sistema de Valores a Receber, ou Registrato. O problema é que, com isso, novos golpes já começaram a ser aplicados por criminosos.

O novo golpe criado com a fachada da ferramenta do Banco Central funciona como outros que já existiam. O criminoso entra em contato com a vítima via WhatsApp, ou de uma ligação, e informa que a pessoa possui dinheiro remanescente em contas antigas. Assim, o bandido pede para que a pessoa clique em um link que será enviado por e-mail ou aplicativo de mensagens, onde a pessoa terá que informar diversos dados e poderá, assim, cair em novos golpes.

Além de usarem os dados das pessoas para novos golpes, os criminosos conseguem ter acesso ao celular das vítimas e até ao internet banking. Especialistas em segurança digital sempre alertam para que as pessoas não cliquem em links desconhecidos, mesmo que tenham sido enviados, aparentemente, por parentes ou pessoas próximas.

Caso seja tarde demais, e o golpe já tenha se efetivado, o mais importante é juntar as provas e levar até a sede mais próxima da Polícia Militar. Isso porque crimes digitais como esses são enquadrados na categoria de estelionato. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 30 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/