Ponto e Vírgula 31/12/2024
Sobe - Tecnologia da SSP por auxiliar na captura criminosos foragidos da Justiça curtindo festas
Desce - Condutores flagrados pela PRF com excesso de velocidade nas estradas baianas
Secretariado
O prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), anunciou na manhã de ontem (30) parte do secretariado que vai compor a sua gestão, a partir de 1º de janeiro. Será a quarta passagem do petista pelo Executivo municipal. Ao todo, foram escolhidos 20 nomes para as respectivas pastas: Secretaria de Governo, Administração, Serviços Públicos, Fazenda, Educação, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Mulher, Agricultura e Pesca, Relações Institucionais, Infraestrutura, Chefia de Gabinete, Instituto de Seguridade do Servidor Municipal, Defesa Civil, Comunicação e Coordenação de Eventos.
Lula e Mota
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sinalizado uma aproximação com a Câmara dos Deputados ao evitar entrar em confronto diante da escolha de Hugo Motta (Republicanos) para a sucessão na Casa. De acordo com auxiliares, Lula afirma querer "a melhor relação possível" com o próximo presidente da Câmara. O petista reforçou que apoiará o candidato escolhido pela casa.
Acabou
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo informa que a lua de mel entre o governo Lula (PT) e o setor cultural chegou a fim. A vitória do petista foi recebida como um alento após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter reduzido o Ministério da Cultura a uma secretaria e transformado a classe artística em alvo de ataques frequentes. Após dois anos de mandato, o clima é de impaciência com a atual gestão, sob o comando da cantora baiana Margareth Menezes. No começo deste mês, profissionais do audiovisual divulgaram uma carta aberta demonstrando preocupação com o que classificam como falta de rumo da política cinematográfica brasileira.
O presidente e 3 estados
Prestes a completar dois anos do seu terceiro mandato, o presidente Lula ainda não visitou três estados desde que voltou ao Palácio do Planalto: Acre, Rondônia e Tocantins. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Segundo a publicação, a ausência do petista nesse locais vai de encontro ao plano que ele traçou para 2024 de visitar todas as unidades da Federação ao longo do ano - de eleições municipais. O presidente esteve neste ano em 65 cidades brasileiras (de 19 estados), quase o dobro das 36 que visitou em 2023.
O decreto e a autonomia
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) é um dos nove signatários da carta divulgada pelo Consórcio Nordeste em defesa do decreto do Ministério da Justiça que busca normatizar o uso da força policial. O grupo é formado pelos novos chefes do Executivo da região Nordeste. "Assim como os demais governadores que compõem o nosso Consórcio Nordeste, entendo que o respeito à vida e à legalidade continuará norteando o trabalho das nossas forças de segurança. O decreto não fere a autonomia dos estados e reafirma valores que já defendemos. Seguiremos em parceria com o governo federal nos investimentos estratégicos em inteligência e tecnologia para aprimorar cada vez mais o trabalho de nossas polícias", afirmou Jerônimo.
Desacelerou
Com a missão de coordenar as ações do governo, a Casa Civil acabou freando o andamento de projetos que, ao longo do ano, foram anunciados como prioritários pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos bastidores, ministros têm demonstrado insatisfação com a gestão de Rui Costa à frente da pasta. Em contrapartida, aliados do ministro defendem que todas as decisões são tomadas em alinhamento com o presidente. A reportagem é do jornal "O Globo".
16 bilhões
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que adia o início da dedução de tributos por bancos e pode gerar R$ 16 bilhões em receitas extras para o governo em 2025. A proposta, inicialmente editada por meio de MP (medida provisória), foi incorporada em um projeto de lei e aprovada pela Câmara e pelo Senado neste mês de dezembro. A sanção, sem vetos, foi publicada na edição do Diário Oficial da União de ontem (30).
Gestores de capitais
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi o que mais cumpriu promessas de campanha ao longo dos quatro anos de mandato entre os gestores das maiores capitais do país, conforme apontam dados de levantamento realizado pelo G1 divulgado ontem (30). O estudo mostra que Bruno cumpriu integralmente 33 de 54 compromissos firmados no pleito eleitoral de 2020, o que representa um percentual de 61,1%.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.