Ponto e Vírgula 31/08/2024
Sobe - Iniciativa que regulariza escritura para moradores dos conjuntos Feira V, VI e X.
Desce - Candidatos que infrigem legislação eleitoral ameaçando o bom andamento das eleições.
Cola
Falta pouco mais de um mês do 1º turno das Eleições Municipais 2024, marcado para o dia 6 de outubro, e alguns eleitores não sabem todos os números dos seus candidatos. Para não perder tempo e não errar no dia do pleito, a Justiça Eleitoral incentiva que eleitores levem para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar.
Cola I
O uso da popular "colinha" é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de diversas orientações gerais para os pleitos, até mesmo em materiais educativos e informativos. Você pode conferir aqui os números das candidatas ou dos candidatos.
Não pode
Fique atento! É proibido, na cabine de votação, segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a Resolução TSE nº 23.736/2024, à eleitora ou ao eleitor portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.
Ordem de votação
Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito, de acordo com a legislação eleitoral. Nas Eleições 2024, candidatas e candidatos serão eleitos para as prefeituras e câmaras municipais, em mais de 5,5 mil cidades do país, com mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores.
Os números
Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político (caso em que é possível votar somente na legenda, se desejar) e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Para prefeito, o número a ser digitado na urna eletrônica é composto de dois dígitos. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra "FIM".
2º turno
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se necessário, o 2º turno acontecerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito (sistema majoritário). A disputa ocorrerá se a pessoa mais votada, no 1º turno não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos (maioria absoluta). Para vereador, não há 2º turno.
Aprovado
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (28), um projeto de lei que cria o programa Acredita, para estimular o crédito para empreendedores e famílias de baixa renda, além de renegociar dívidas de pequenos negócios. O projeto foi aprovado de forma simbólica, quando não há contabilização dos votos no painel. O texto, agora, segue ao Senado.
Outras redes
Diante da ameaça da desativação do X (antigo Twitter) no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma publicação na plataforma com links que direcionam para suas outras redes sociais. O post foi feito na quinta-feira (29), em meio ao confronto entre Alexandre de Morais e o dono da rede, Elon Musk. Lula publicou os endereços de seus canais oficiais no Instagram, WhatsApp, TikTok, Facebook e outros.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.