Ponto e Vírgula 31/05/2024

Ponto e Vírgula 31/05/2024

Sobe - Prefeitura de Feira, por ter aumento de arrecadação nos primeiros quatro meses do ano.

Desce - Mulher de 46 anos, que foi presa por ter matado namorado com 59 facadas, em Feira.


BRT 2
A entrega de novos ônibus para o "BRT 2", pelo Governo Municipal foi alvo de ironia, na sessão da Câmara, pelo vereador Professor Ivamberg (PT). Em pronunciamento, na Tribuna da Casa da Cidadania, ele questionou o funcionamento do sistema inicialmente colocado em prática, o "BRT 1", e lembrou o investimento de R$ 130 milhões para implantação daquela primeira etapa, cujas estações ainda estariam funcionando de forma experimental. "É o dinheiro público jogado fora", disse o vereador, destacando a situação do terminal da Avenida João Durval, próximo à feira livre da Estação Nova.


São Gonçalo dos Campos
Acontecerá domingo (2), em São Gonçalo dos Campos, o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Antônio Dessa, conhecido Furão (PSD). Será às 10h, na casa de eventos Sarau Prime. Com uma boa avaliação nas pesquisas de opinião, Furão deseja mais uma vez ser prefeito de São Gonçalo dos Campos.


Juazeiro
Cresce a expectativa em torno do lançamento da pré-candidatura a prefeito de Juazeiro de Isaac Carvalho (PT). Várias lideranças estaduais e nacionais da base aliada do presidente Lula e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, seguem confirmando presença no evento, que será realizado neste sábado (1º de junho), em Juazeiro. A solenidade, que marca o apoio a Isaac, será realizada às 9h, na quadra do Colégio Dr. Edson Ribeiro. Além dos representantes dos partidos da federação (PT/ PV/PCdoB), foram convidados todos os integrantes da frente ampla aliada aos governos Estadual e Federal. Já confirmaram presença PSB, Avante, PSD e a federação Rede/PSOL.


Fila da regulação
O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, criticou o sistema de saúde pública do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacando um cenário alarmante de mortes, na fila da regulação, principalmente em Feira de Santana, no centro-norte baiano. Nesse período do atual governo, 374 pessoas morreram aguardando atendimento médico na cidade. Neto destacou o caso de uma senhora de 67 anos, em Ipirá, que esperou sete dias por um internamento e não foi regulada a tempo. "Esse é o drama vivido por diversas famílias do nosso Estado", lamentou.

Armas
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que suspende trechos de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre aquisição, registro e porte de armas, e permite a instalação de clubes de tiro a menos de um quilômetro de escolas públicas ou privadas. Projeto também suspende critérios para progressão de nível e concessão de registro para Colecionadores de Armas, Atiradores e Caçadores (CACs). A relatora da sessão foi a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). A proposta ainda passará pelo Senado.

Taxa das blusinhas
Após um dia inteiro de negociações, que incluiu uma visita do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi aprovado na Câmara, o projeto que cria o Programa Mover, com o trecho que impõe a taxação das compras de até US$ 50 feitas em sites internacionais, chamada nos bastidores de "taxa das blusinhas". A concretização do acordo costurado por Lira com o presidente Lula, o governo e líderes partidários impõe que o imposto de importação sobre essas compras seja de 20% (bem menor que os 60% cobrados para compras superiores a esse valor).

Voo comercial
Vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB, dispensou o avião oficial da FAB e vai viajar para a China, no próximo sábado (1º), em um voo comercial. O político vai embarcar para o país asiático com uma comitiva de seis ministros do Governo Federal. De acordo com informações da coluna Econômica Premium, do site Metrópoles, o voo de Alckmin para a China será na classe econômica. A previsão é de que o trajeto feito pelo vice-presidente dure acima de 30 horas.

É a Bahia

Tudo caminha para a disputa da presidência da Câmara Federal, em 2025, se não houver novidades, ficar entre os dois baianos Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (UB). O primeiro tem o apoio de 23% dos deputados e o segundo, 15%. Em terceiro vem Marcos Pereira (Republicanos) com 13%. A Câmara Federal tem 513 deputados. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/