Ponto e Vírgula 27/12/2024

Ponto e Vírgula 27/12/2024

Sobe - Parceria entre a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura de Feira de Santana para evitar acidentes no trânsito 

Desce - Policiais que atiraram com fuzil na cabeça de uma jovem por engano 

Quem avisa, amigo é 

Nas 4 últimas eleições municipais, tenho chamado a atenção dos novos prefeitos, aqui na coluna e nos programas de rádio que participo, que eles se dediquem com todo cuidado com as secretarias de Educação, Saude e Desenvolvimento Social, não apenas porque essas tenham uma ligação bastante estreita no atendimento ao cidadão e mais ensejam prisão não apenas do secretário, quando existem desvios, mas também dos prefeitos. Aqui, em Feira, por exemplo, é cruel aceitar que o alunado ainda permaneça com uma média de conhecimento registrado no IDEB, em torno de 4%. Quando eu estudei, a média era 7; meus filhos, 6 e, agora, aqui em Feira e em outras cidades chegam a 4 e, se passar um pouquinhos, fazem, os secretários de modo geral e prefeitos também, coletivas contando vantagens. Ah! Não adianta trazer têcnicos de Sobral (Ceará) para tentar resolver o problema com nota 9. Não resolvem. Mas o dinheiro vai embora. 

Grande festa 

O PT vai comemorar os 45 anos da fundação do partido com uma festa no Armazém da Utopia, na região portuária do Rio de Janeiro. O evento está marcado para 21 e 22 de fevereiro de 2025. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. "Vai ser uma celebração muito especial, para comemorar o aniversário do partido que construiu uma longa história de luta pelos direitos do povo, de defesa da democracia e de construção de um Brasil mais justo", diz o anúncio da legenda. 

Grilagem de terras 

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) protocolou um projeto de lei (PL) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para punir, com sanções administrativas, para quem quem pratique atos de invasão ilegal ou grilagem de terras no estado. De acordo com a proposta, as penalidades serão aplicadas também para aqueles que "participarem, incitem ou financiem essas atividades". 

Negou 

A Jinjang Construction Brazil Ltda, construtora terceirizada responsável pelos e 163 trabalhadores chineses resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão nas obras para construção da BYD em Camaçari, negou que os funcionários estivessem em contexto de escravizados. "Serem injustamente rotulados como 'escravizados' fez com que nossos funcionários se sentissem com sua dignidade insultada e seus direitos humanos violados, ferindo seriamente a dignidade do povo chinês", afirmou em nota. 

PSD no governo 

Lideranças do Partido Social Democrático (PSD) avisaram a interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o desejo da legenda de trocar o Ministério da Pesca na reforma ministerial planejada para 2025. De acordo com informações da coluna Paulo Cappelli, do Metrópoles, a sigla ameaça abandonar o alinhamento com o governo caso não sejam contemplados com as mudanças previstas. A avaliação feita por lideranças do PSD é que o Ministério da Pesca não possui um orçamento "robusto" e que a pasta não trabalha diretamente com projetos que podem ser convertidos em votos. A ala defende que, caso André de Paula não seja realocado, ele pode abandonar a pasta e que a atitude do ex-deputado pode ser vista como um recado de que os deputados não teriam mais compromissos com Lula. 

Força policial 

A bancada da bala do Congresso Nacional preparou um projeto de decreto legislativo para derrubar a medida do governo federal que define novas regras para o uso de força por policiais e proíbe uso de armas de fogo em circunstâncias que não representem riscos aos profissionais de segurança pública. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, deputados federais prometem uma reação após as férias parlamentares, enquanto governadores de direita acusam o governo federal de chantagem, invasão de competência e falta de diálogo. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que vai acionar o STF (Supremo Tribunal Federal).

Lira interrompe recesso 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes em meio ao recesso parlamentar. O encontro deve ser realizado por vídeo, já que os líderes estão em suas bases eleitorais, e ainda não há horário marcado. As informações são do jornalista Gustavo Uribe, em seu blog, na CNN. Segundo aliados de Lira, o objetivo principal do encontro é discutir a eleição, em fevereiro, para cargos na Mesa Diretora. Lideres partidários, no entanto, consideram inevitável tratar sobre o bloqueio pelo ministro Flávio Dino de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares. 

Queixa-crime 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (26) rejeitar a queixa- -crime da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) contra a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que acusava a ativista de injúria e difamação após uma publicação em redes sociais. A 1ª Turma do STF arquivou o caso, já transitado em julgado, encerrando as possibilidades de recurso. Segundo matéria do InfoMoney, o processo foi motivado por um comentário da deputada, feito em março, contra a entrega do título de cidadã paulistana a Michelle Bolsonaro.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 28 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/