Ponto e Vírgula 27/12/2022

Ponto e Vírgula 27/12/2022

Sobe - A força do comércio e dos prestadores de serviço que colocaram Feira de Santana em 1º lugar no pódio do PIB em cidades do Norte/Nordeste.

Desce - Deputados eleitos que tiveram contas de campanha rejeitadas pela Justiça por não cumprirem com a legislação eleitoral.

Falta de quórum

Ontem (26), estava marcada, na Câmara de Feira, uma sessão para que os parlamentares começassem a discutir, além do orçamento do município, alguns projetos de lei que constam no setor legislativo da Casa aguardando discussão e votação. A Sessão seria extraordinária, tendo em vista que as sessões ordinárias acontecem entre terça e quinta-feira. O motivo é acelerar as votações pendentes, contudo, os vereadores não compareceram e a sessão foi cancelada por falta de quórum.

Força

Com quatro nomes, a Bahia mostra que terá força política no futuro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começa no próximo domingo (1º). O governador da Bahia, Rui Costa (PT), será ministro da Casa Civil. A cantora Margareth Menezes vai comandar o Ministério da Cultura.

Força I

Além deles, João Jorge vai ser o novo presidente da Fundação Cultural Palmares, e o atual secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, será secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), pasta vinculada ao Ministério da Casa Civil. É possível que o número de baianos presentes se amplie, mas tudo ainda está na base da especulação. A Bahia foi considerada um estado decisivo para a vitória de Lula.

Wagner

Tudo indica que o senador Jaques Wagner será o líder do PT no Senado. O baiano foi fundamental nas articulações pela aprovação da PEC da Transição, que viabilizou o cumprimento de promessas feitas por Lula em campanha. Além disso, Wagner estaria sendo compensado após recusar assumir um ministério. Segundo o site "Metrópoles", o escolhido de Lula para o cargo de liderança do governo é o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Crítico

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), criticou o aumento do ICMS, o anúncio da criação de mais de 200 cargos comissionados para o Governo da Bahia na gestão que começa em 2023 e o aumento, em quase 50%, do salário do governador. Para Neto, essas ações são incompatíveis com as expectativas dos baianos e a realidade vivida no estado. ACM Neto enfatizou que durante a campanha deste ano, uma das promessas feitas pelo PT foi a de barrar qualquer tipo de aumento dos impostos.

É baiano

O presidente eleito Lula (PT) tem dois nomes preferidos para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) que será aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, um dos nomes cotados é o do jurista baiano Manoel Carlos de Almeida Neto. Ele foi secretário-geral do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nas gestões de Lewandowski e tem mais de uma década de experiência no Supremo. Doutor e pós-doutor pela USP, foi professor na mesma universidade de 2020 a 2022.

Secretariado

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) pretende divulgar o restante do secretariado até a próxima quarta-feira (28). Ainda há 10 secretarias sem confirmação dos titulares: Segurança Pública (SSP); Comunicação (Secom); Secretaria da Administração (Saeb) ; Desenvolvimento Econômico (SDE); Desenvolvimento Urbano (Sedur); Política para as Mulheres (SPM); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Cultura (Secult); Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Planejamento (Seplan). Ao todo, a nova gestão petista terá 25 secretarias.

Faixa presidencial

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu não passar a faixa presidencial para Lula (PT) no evento de posse do presidente eleito, em 1º de janeiro. Ele já está com compromisso marcado para a ocasião: estará passando uma temporada fora do país no resort de luxo do ex-mandatário americano Donald Trump, em Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos. O local é o mesmo em que Bolsonaro e Trump se encontraram para um almoço em março de 2020, durante visita oficial do brasileiro. Bolsonaro sairá do Brasil no dia 28 e pretende descansar "por um ou dois meses" na Flórida, conforme apurou a coluna da jornalista Thaís Oyama, do Uol. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/