Ponto e Vírgula 27/07/2022
Sobe - População brasileira, ao reprovar a atitude insana, da cantora Bebel Gilberto, que pisoteou a bandeira brasileira.
Desce - Cantora Bebel Gilberto por desrespeitar um dos mais respeitáveis símbolos nacionais, ao pisotear a bandeira do Brasil, durante show nos EUA.
Pesquisa suspensa
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia suspendeu a divulgação do último levantamento publicado pelo instituto de pesquisas Séculus Consultoria e Assessoria Ltda-ME sobre a corrida ao governo do Estado. De acordo com o desembargador eleitoral José Batista de Santana Junior, o instituto teria incorrido em irregularidade ao não especificar as cidades, localidades e bairros, em que foi realizado o levantamento, dando razão, no entendimento do magistrado, ao pedido de liminar de PSOL e Rede.
Criticou
O candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), voltou a criticar a gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado. Em entrevista à Rádio Excelsior, Roma afirmou que "programas sociais implantados pelo Governo do Estado não estão conseguindo surtir o efeito para melhorar a vida do cidadão baiano".
Corrupção
Pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, a senadora Simone Tebet apontou o chamado "orçamento secreto" como provável maior esquema de corrupção visto no país. Ela disse ainda ter sido "a maior vítima" do mecanismo, que em sua avaliação foi crucial para que perdesse a eleição para a presidência do Senado, em 2021.
Propaganda vedada
A federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PV e PCdoB, entrou com uma representação no TSE contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). As legendas acusam o chefe do Executivo de fazer propaganda eleitoral vedada durante a convenção partidária do PL, realizada no domingo (24), para oficializar sua candidatura à reeleição. A federação pediu, ainda, que Bolsonaro seja condenado a pagar uma multa no valor de R$ 25 mil por propaganda antecipada negativa contra Lula (PT).
União Brasil
Com um fundo eleitoral bilionário, o União Brasil - partido presidido nacionalmente por Luciano Bivar - passou a ser disputado por quatro siglas - PDT, PL, PT, PROS - para compor uma aliança nacional para as eleições de 2022. Segundo o site O Antagonista, para ter o apoio do União Brasil, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) ofereceu a Luciano Bivar o cargo de vice na sua chapa.
Equidade de gênero
Um relatório desenvolvido pela Oxfam Brasil e Instituto Alziras apontou que a paridade de gênero nas prefeituras do país pode levar até 144 anos para ser alcançada. O estudo foi apresentado no Festival das Latinidades, em Brasília, no último domingo (24). Menos de 14% das candidaturas para as prefeituras, no Brasil, são realizadas por mulheres, segundo o estudo. Sobre as eleições legislativas dos municípios, o gênero feminino ocupa 35% das candidaturas às câmaras municipais.
Quase tudo
Durante um almoço apenas para mulheres, organizado pelo grupo Voto, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que em seu governo as mulheres conseguiram "quase tudo que queriam". Me rotulam como não gostar de mulheres, não gostar de um montão de coisa. Mas, quando a gente vai para números é exatamente o contrário. Dentro do governo, o que vocês querem - e praticamente conseguiram quase tudo, falta pouca coisa - é igualdade", disse Bolsonaro.
Carlos Bolsonaro
Para auxiliar o pai, Jair Bolsonaro (PL), na campanha à reeleição para a Presidência da República, em outubro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) decidiu se licenciar do mandato, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a partir de agosto. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles. Na campanha eleitoral de 2018, o filho do atual presidente da República também se licenciou do mandato, na Câmara de Vereadores, para ajudar o então candidato Jair Bolsonaro.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.