Ponto e Vírgula 26/09/2024

Ponto e Vírgula 26/09/2024

Sobe - Hospital Geral Clériston Andrade, por ser palco de uma cirurgia inovadora de escoliose, trazendo alívio para uma paciente de 17 anos, que sofria com uma curvatura grave da coluna. 

Desce - Os 36 candidatos que estavam com mandado de prisão em aberto e foram presos pela Polícia Federal.  

Rui 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participa de um ato de campanha da candidata à prefeitura de Porto Seguro, Claudia Oliveira (PSD). Costa já confirmou presença na caminhada "Grande Caminhada 55", marcada na próxima sexta-feira (27), com saída da Praça das Casas Novas. Apesar das últimas pesquisas apontarem larga vantagem contra o atual prefeito Jânio Natal (PL), a alta cúpula petista decidiu intensificar apoio à candidatura de Claudia, devido ao segundo lugar nas pesquisas ser o aliado de primeira hora do então presidente Jair Bolsonaro.

Lula 

Após discurso de abertura, na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou na cidade norte-americana para outros compromissos, inclusive encontros bilaterais com presidentes da África do Sul, Colômbia e Guatemala. A reunião com Cyril Ramaphosa, da África do Sul, é o primeiro compromisso do dia, às 9h30, horário de Brasília. Já o encontro com Gustavo Pedro, da Colômbia, acontece às 12h. O último encontro bilateral, com Bernardo Arévalo, da Guatemala, acontece às 12h30. Todos os compromissos do dia acontecem na Sede das Nações Unidas.

Gleisi Hoffmann 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avalia convidar a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-BR), para assumir o comando de um dos ministérios de seu governo, é o que aponta uma reportagem publicada pela emissora CNN Brasil. A notícia, publicada na manhã de ontem (25), detalha ainda que o movimento coincidirá com a saída da parlamentar da presidência nacional, do Partido dos Trabalhadores (PT), cargo que ocupa desde 2017, no ano que vem, além de que a ideia de Gleisi ocupando uma posição, na chamada "cozinha do Palácio do Planalto", ter ganhado força.

Pode ser baiano 

O líder do PSD na Câmara, deputado baiano Antonio Brito, afirmou ontem (25), que pretende manter sua candidatura à presidência da Câmara independentemente da intenção de adversários. "A minha prioridade zero é ganhar a presidência da Câmara, em 2025", disse à CNN. Aliados do deputado federal Hugo Motta (Republicanos), nome do presidente da Casa, Arthur Lira, defendem que ele busque um acordo com Brito. A ideia é que o movimento aconteça após as eleições municipais.

CPI das bets 

O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), quer instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara dos Deputados, para investigar as irregularidades em casas de apostas online, as chamadas bets. As informações são da coluna Igor Gadelha, do portal Metrópoles. As assinaturas começaram a ser colhidas, ontem (25). Segundo a assessoria do parlamentar, em poucos minutos já teriam sido colhidas 10 assinaturas de colegas. Para ser protocolada na Câmara, uma CPI precisa do apoio de, no mínimo, 171 deputados.

Reforço policial 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aprovou na terça-feira (24), o envio de militares federais para realizar a segurança de locais de votação, no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro. Por unanimidade, os ministros aprovaram um pacote de 53 processos para garantir o envio de soldados das Forças Armadas para municípios dos Estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Violência eleitoral 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, condenou na terça-feira (24), episódios de violência envolvendo candidatos e seus assessores na campanha eleitoral. Sem citar casos específicos, a ministra determinou que a Polícia Federal (PF), o Ministério Público e os tribunais regionais eleitorais (TREs) priorizem a investigação e julgamento de processos envolvendo a questão durante a campanha eleitoral. Cármen Lúcia disse que a violência praticada na política desrespeita a sociedade e a democracia.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 27 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/