Ponto e Vírgula 25/05/2024

Ponto e Vírgula 25/05/2024

Sobe - Estudantes feirenses por doarem cerca de 4 mil litros de água ao Rio Grande do Sul.

Desce - Empresas fechadas pela PF, em Feira de Santana, por atuarem de maneira clandestina na área de segurança privada.

Vieira Lima

O ex-deputado federal e presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, anunciou que nem ele nem seu irmão, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, disputarão cargos eletivos no futuro próximo. "Nem Geddel, nem eu [disputaremos a eleição]. Meus filhos não quiseram na eleição passada e a filha de Geddel não quis. Não queremos, até porque eu acho que tudo é igual a remédio: tem data de validade", afirmou Lúcio, ao programa Fora do Plenário. O emedebista destacou que ambos têm sido procurados, mas a família prefere ser um "grande eleitor" atualmente.

Irecê

Principal avenida da cidade, a Primeiro de Janeiro ficou "pequena" quando uma verdadeira multidão ocupou - de forma espontânea, ordeira e pacífica - as imediações do antigo Lengo Tengo, em frente ao Posto KF. O evento oficializa a pré-candidatura de Murilo Franca à Prefeitura de Irecê. Neste clima de alegria e esperança, o evento teve início por volta das 19h40, com as ilustres presenças do prefeito Elmo Vaz e do governador Jerônimo Rodrigues, dentre outras autoridades e lideranças. Ao lado do vereador Tertinho, pré-candidato a vice, Murilo viu o auditório completamente lotado. Entretanto, ele não fazia ideia da quantidade de pessoas do lado de fora: era tanta gente, que a Polícia Militar decidiu interditar o trânsito no local, desviando os veículos para vias alternativas.

Odebrecht

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos praticados pela 13ª Vara Federal de Curitiba contra Marcelo Bahia Odebrecht durante a Operação Lava-Jato, quando o ex-juiz Sérgio Moro estava à frente do caso. Toffoli determinou também o trancamento de todos os procedimentos penais instaurados contra o empresário. Mas, segundo o ministro, a anulação não abarca o acordo de delação premiada firmado por ele durante a operação - que continua válido.

O vice

O cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB), ao que tudo indica, será ocupada por uma mulher. E esta possibilidade conta com um apoio de peso no grupo governista. Durante o encontro de líderes da base aliada da campanha do vice-governador, realizado na última quinta-feira (23), no Hotel Portobello, no bairro de Ondina, em Salvador, a tese foi defendida pelo senador Jaques Wagner (PT). Com isso, fica a expectativa de que no próximo dia 6 de julho seja lançada tanto a pré-candidatura de Geraldo Júnior a prefeito e de sua vice para a disputa pelo Palácio Thomé de Souza que vai acontecer em outubro.

Multa

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicou multa de R$ 30 mil aos deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO) e aos senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Cleiton Gontijo de Azevedo (Republicanos-MG) por divulgação de propaganda eleitoral negativa contra o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na campanha das Eleições Gerais de 2022. Logo após o primeiro turno das eleições, os parlamentares foram acusados de propagar, nas redes sociais, notícias falsas que associavam Lula ao satanismo. O youtuber Bernardo Küster e o músico Roger Moreira também foram condenados ao pagamento da multa, que deverá ser quitada de forma individual.

Dados comprovam

As cidades que mais votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nos anos de 2018 e 2022, acumularam mais mortes durante o pico da pandemia de covid-19, no Brasil, isso é o que mostra o levantamento realizado pela revista Cadernos de Saúde Pública. Cada aumento de 1% dos votos nas cidades nos anos de 2018 e 2022 houve uma alta de 0,48% a 0,64%, respectivamente, no excesso de óbitos, conforme aponta o estudo, que analisou a quantidade de morte registrada em 2020 e 2021 e o percentual de votos obtido por Bolsonaro no primeiro turno daqueles pleitos.

Dados comprovam I

Durante o período da pandemia, Bolsonaro ignorou a crise sanitária instalada no país e contrariou as recomendações de autoridades de saúde, além de negar a utilização das medidas de isolamento social e uso de máscaras. Na ocasião, Bolsonaro ainda descredibilizou as vacinas. De acordo com a pesquisa, publicada no jornal Folha de S. Paulo, a oposição a Bolsonaro, representada pelos votos no PT, mostrou uma correlação negativa com o excesso de mortalidade nos municípios, ou seja, quanto maior o percentual de votos verificado nos candidatos petistas, menor foi o número de mortes.

Cotas

O Senado aprovou a reserva de vagas em concursos públicos para pretos, pardos, indígenas e quilombolas pelos próximos dez anos. O projeto de lei segue para votação, na Câmara dos Deputados. A votação foi acompanhada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A lei que prevê as cotas foi sancionada em 2014, com validade por uma década. O novo projeto precisa ser aprovado pelas duas Casas legislativas até o dia 9 de junho deste ano ou a reserva de vagas deixará de existir. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/