Ponto e Vírgula 25/01/2023

Ponto e Vírgula 25/01/2023

Sobe - Artistas feirenses por endossarem campanha para dar o nome de Carlos Pita ao teatro do Centro de Convenções
de Feira de Santana.


Desce - O presidente da Argentina, Javier Miliei, por se intrometer em decisões judiciais de outro país, ao criticar a decisão do STF brasileiro de reter o passaporte do ex-presi- dente Bolsonaro.


Irará

O governador Jerônimo tem razão ao declarar que vai acionar TCM, TCU e Ministério Público contra ex-prefeitos, que deixaram suas cidades em completo caos, criando dificuldades para os novos gestores. Em Irará, por exemplo, a dministação anterior não permitiu representantes para o pe-ríodo de transição do novo prefeito eleito. Não informou ainda recursos deixados e restos a pagar. O que é pior: prefeito anterior, Derivaldo Pinto, descontou dos servidores efetivos e contratados o INSS relativo aos em-pregados e não recolheu ao Instituto, flagrante de apropriação indébtita com a retenção destes recursos, o que pode ocasionar prisão do ex-gestor.

Brejões

Em Brejões o contador da prefeitura, na gestão passada, informou ao prefeito eleito, Rick de João de Lulu, que o ex, Sandro, desde o mês de abril não encaminhou os relatórios bimestrais, imperativo da Lei de Responsabi- lidade Fiscal, o que pode levar a prisão também o ex-prefeito do município por crime de responsabilidade. O que pode levá-lo à prisão por um  período de dois a cinco anos. O contabilista, informou ainda que desde maio, não lhe são enviados, outros documentos para dar sequência à contabilidade fiscal do ano de 2024. O ex-prefeito não foi encontrado para dar satisfa- ções do seu mandato.

Fechou

O deputado Adolfo Menezes vai contar com o apoio do MDB para a dis- puta da reeleição à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. A le-genda emitiu nota confirmando o apoio ressaltando a situação de diálogo e respeito à liderança na condição dos trabalhos da casa. "O MDB reafirma sua confiança de que a reeleição do Deputado Adolfo Menezes dará con-tinuidade ao trabalho de defesa dos valores democráticos e o avanço das políticas públicas benéficas a todos baianos", diz o partido no comunicado. 

Super chapa

A tentativa do Partido dos Trabalhadores (PT), de formar uma chapa pu-ro-sangue nas eleições de 2026, na Bahia, tem intensificado as tensões dentro da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A disputapelas duas vagas ao Senado Federal e pela reeleição ao governo tem ele-vado os ânimos, gerando disputas internas entre os aliados. Dentro do PT, oprojeto tem sido chamado de "super chapa dos vencedores", reunindo três ex-governadores: Rui Costa e Jaques Wagner para o Senado, e Jerônimo Rodrigues, na disputa pelo governo.

Pré-candidato

Em entrevista à Rádio Antena 1, de Salvador, o governador de Goiás Ro-naldo Caiado (UB), falou sobre os preparativos para o lançamento de sua pré-candidatura à presidência da República, em Salvador. Ele ressaltou sua conexão com o estado da Bahia e indicou que o evento deve ocorrer no mesmo dia em que será homenageado com o título de cidadão baiano, previsto para 28 de março. "Tive a minha ficha de filiação ao PFL pelo ex- -senador ACM, quando fui eleito em 1990. E a partir das minhas ligações com Luís Eduardo Magalhães, e hoje com ACM Neto, convivi muito tempo na Câmara e com isso a minha amizade com Bruno Reis. Bruno, como deputado estadual, me disse que o único título de cidadão baiano proposto por ele foi a mim", afirmou.

Invasão

O perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no X (antigo Twitter), foi invadido na noite de quinta-feira (23), segundo informação do seu filho e vereador, no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL). Durante a invasão, foi publicada uma imagem de Bolsonaro ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma legenda anunciando o suposto lançamento de uma criptomoeda. A postagem foi rapidamente excluída após ser notada como falsa.

PCC

O Primeiro Comando da Capital (PCC), gastou cerca de R$ 565 mil com o plano frustrado para sequestrar o senador Sérgio Moro. O valor foi revelado através de mensagens interceptadas em celulares de integrantes da facção criminosa. De acordo com a Justiça Federal do Paraná, diálogos entre os integrantes mostram que o plano foi organizado por membros do PCC, na Bolívia. Segundo a justiça, o acesso às planilhas e registros financeiros analisados foram cruciais para desvanecer o esquema criminoso

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/