Ponto e Vírgula 24/10/2024
Sobe - Prefeitura e SSP por definirem as primeiras estratégias integradas para reforçar segurança em Feira.
Desce - Conduzidos ao complexo policial por descarte irregular de lixo nas proximidades do Centro Social Urbano.
Picula
A disputa pela presidência da Câmara de Feira de Santana é objeto de reuniões frequentes, entre os candidatos e os eleitores para esse cargo, que são os outros vereadores. Os cinco que se lançaram candidatos até o momento, fazem rodadas permanentemente. Estão até mais chiques, marcando reunião até no Charmant, um luxo. Mas, também vale para bodegas, no Feira IV, no Shopping, nos cafezinhos e em algumas delicatessens da cidade. Vale lembrar, que algumas reuniões foram feitas em mesa de bar, lá na Fraga Maia. Entre um trago e outro, o pedido do voto. Duas eminencias pardas estão querendo apadrinhar algum desses candidatos.
Emendas
Proposto pelo relator do Orçamento 2025, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), o projeto de lei complementar, que pretende disciplinar o empenho das emendas parlamentares, deve controlar o pagamento por municípios e limitar o empenho dos recursos aos estados de origem. O Congresso pretende votar a proposição até novembro deste ano a fim de ter tempo de incluir os ajustes, na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.
Dificuldades
Pesquisas divulgadas até a manhã de ontem (23), revela que alguns dos deputados mais atuantes do PL na oposição ao governo Lula estão enfrentando problemas nas eleições municipais de 2024. Lideranças do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que se destacam na Câmara dos Deputados por uma atuação mais intensa na defesa das bandeiras do partido de direita, devem acumular mais derrotas do que vitórias, como mostram os levantamentos recentes.
Provas
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), terá que provar na Justiça a acusação de que o PT se associou ao tráfico de drogas durante as eleições na Bahia. Segundo o governador, a fala de ACM Neto é "irresponsável. Ele vai ter que responder isso na Justiça", declarou o governador. PP nacional O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), anunciou que seu partido apoiará o senador Davi Alcolumbre (UB-AP), na eleição para a presidência do Senado em fevereiro do ano que vem. "Acreditamos que Davi Alcolumbre apresenta a experiência e o preparo necessários para fazer uma grande gestão e conduzir o Senado com independência e altivez, de forma que a Casa se fortaleça como palco das grandes decisões do país, priorizando, acima de tudo, o interesse dos brasileiros", afirmou o senador.
AL-BA
A 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, se tornou o cargo mais cobiçado do momento, mais até do que a presidência. Isso porque, no entendimento dos próprios deputados, será muito difícil o atual chefe do Legislativo, Adolfo Menezes (PSD), não reunir os apoios necessários para sua recondução, uma vez que tanto na ala do governo como da oposição seu nome é uma unanimidade.
Vice
Com isso, os holofotes se voltaram para 1ª vice-presidência, cargo de grande relevância, na Mesa Diretora, e que deverá ser disputado "a unha" por cinco deputados que já se colocaram no páreo: Ivana Bastos (PSD), Niltinho (PP), Vitor Bonfim (PV), Rosemberg Pinto (PT) e Marquinho Viana (PV), este último atualmente ocupa a 2ª vice-presidência da Casa. Dos citados, somente Ivana Bastos confirmou à imprensa o interesse na disputa.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.