Ponto e Vírgula 24/09/2024
Sobe - Salvador por ser a quarta capital do país e primeira do Nordeste com melhor qualidade ambiental, segundo ranking.
Desce - Banco Itaú por tratamento desrespeitoso para com jornalistas no Rock in Rio.
Demitida
A ouvidora nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luzia Paula Moraes Cantal, foi desligada do cargo. Assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, a portaria do dia 20 de setembro foi publicada na segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União. Advogada especialista em direitos humanos, ela integrou a Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Mulher da OAB-SP.
Gustavo Lima
Ontem (23), a Justiça de Pernambuco decretou a prisão do cantor Gusttavo Lima, no âmbito da Operação Integration. A decisão foi assinada pela juíza Andrea Calado da Cruz, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e segue a mesma linha da operação que resultou na prisão da influenciadora e advogada Deolane Bezerra.
Gustavo Lima I
A prisão do sertanjo ocorre em meio a suspeitas de seu envolvimento em um esquema de jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Em sua decisão, a juíza destacou que o artista, cujo nome verdadeiro é Nivaldo Batista Lima, teria dado abrigo a foragidos e realizado movimentações financeiras suspeitas. "A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado", afirmou a magistrada.
Barroso e o X
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, disse que o X será "bem-vindo de volta" no Brasil, se a empresa cumprir todas as determinações legais. O antigo Twitter indicou, na noite de sexta-feira passada (20), a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como representante legal da rede no Brasil. Esta era a principal motivação para a suspensão da empresa pelo ministro do STF, em 30 de agosto.
Fique calado
Jair Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, é candidato a vereador, em Balneário Camboriú (SC). Conhecido por ser autor de polêmicas, ele tem sido orientado pela sigla a manter silêncio e evitar gafes que poderiam prejudicar sua campanha. Segundo portal Uol, a ordem para não falar veio diretamente de Jair Bolsonaro. Na última semana, durante um comício, quando o locutor pediu para Jair Renan se manifestar, seu pai imediatamente sinalizou negativamente com o dedo, desautorizando-o na frente dos eleitores.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, no domingo passado (22), um apelo por mais "ambição e ousadia" por parte dos líderes globais durante seu discurso, na Cúpula do Futuro, evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que debate o futuro da humanidade. Lula chegou aos Estados Unidos, no sábado (21), e permanecerá por cinco dias no país. Hoje (24), ele será o responsável por abrir os discursos da Assembleia Geral da ONU.
Pauta trancada
O projeto que regulamenta a reforma tributária, aprovado em julho, pela Câmara dos Deputados, passou a travar a pauta do Senado ontem (23). Isso quer dizer que outras propostas não poderão ser votadas até que a regulamentação seja analisada. A matéria estabelece regras e guias para as cobranças dos três impostos sobre o consumo - IBS, CBS e Imposto Seletivo - criados na reforma do sistema tributário, promulgada em 2023.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.