Ponto e Vírgula 24/05/2024

Ponto e Vírgula 24/05/2024

Sobe - Hospital Clériston Andrade por liderar captação de órgãos na Bahia.

Desce - Deputados federais, que despreparados faziam perguntas sem nexo ao Ministro da Economia, Fernando Haddad, e serviram de chacota nacional.

Acéfalo

O PDT, um dos partidos históricos da nova democracia brasileira, pasmem, está com o diretório municipal de Feira de Santana vencido desde abril. Em uma cidade de 620 mil habitantes, em pleno período pré-eleitoral. O partido na Bahia está com dificuldade de escolher entre o café amargo e o doce. A sigla não decidiu ainda se apoia Zé Ronaldo (UB) ou Zé Neto (PT), tão pouco se terá candidato próprio à prefeitura de Feira de Santana. Enquanto isso, os pré-candidatos a vereador não sabem ainda para quem vão apelar, para terem sustentação para suas candidaturas. Brizola, do céu, ou, não sei de onde, deve estar se revirando pela falta de decisão.

Frente fria

Questionado sobre a frente "União por Feira", que está criada pelo deputado federal Zé Neto (PT), com 11 partidos, e divulgada com mais veemência depois do apoio do PSOL, o prefeito Colbert Martins (MDB) cutucou o petista: "Vejo como uma 'frente fria', uma geladeira que deve congelar". A Frente Popular conta com o PP, Podemos, PV, PCdoB, Avante, MDB, PT, PSD, PSB, Rede e PSOL.

Limpeza

Sem serviços de limpeza e capinação, a Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha, no bairro Aviário, expõe a risco de acidentes, com animais peçonhentos, seus alunos, professores e demais servidores. O alerta é da presidente do Legislativo feirense, vereadora Eremita Mota (PP), que na sessão de ontem (23) da Câmara Municipal chamou atenção para o mato que "toma conta da escola e se aproxima do parquinho das crianças". A reclamação, acompanhada de fotografias, foi feita pela comunidade à vereadora. Para Eremita, este é apenas mais um exemplo, entre tantos, "em uma cidade que está tomada por mato e lixo". Insatisfeita com a administração municipal, ela disse que já necessitou custear, por três vezes, a capinação da rua onde reside: "Eu preciso pagar para limpar minha rua porque não passa nenhum preposto da Prefeitura por lá".

Vigilância Sanitária

Ontem (23), em Tribuna, o vereador Pedro Américo (Cidadania) tratou sobre a importância do fortalecimento da vigilância sanitária, em Feira de Santana. "Discutir um tema tão relevante como a fiscalização e normatização da Vigilância Sanitária é fundamental. É preciso fortalecer este instrumento tão valioso para a saúde dos feirenses, disponibilizando equipamentos e mais funcionários para desenvolver bem o seu trabalho", disse.

Pavimentação

Várias ruas do bairro Papagaio, especificamente situadas na região do clube Adelba, constam como asfaltadas ou calçadas, em cadastro da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, mas, na realidade, não contam com pavimentação. A constatação foi feita pela vereadora Lu de Ronny (PV). "Chegando aos locais, se constata que nenhum serviço de pavimentação foi ou está sendo executado", disse ela, ao criticar a suposta prática. A vereadora cobra explicações da Prefeitura. Ela questionou quais procedimentos são adotados pela gestão, "já que permite a existência de situações como essa".

MDB

O saldo eleitoral de 2024 deve pesar de forma direta, no pleito de 2026. E um dos partidos que mais irá buscar ampliar suas prefeituras de olho na composição da chapa majoritária é o MDB. Com Geraldo Jr. ocupando a vice de Jerônimo Rodrigues (PT), a renovação do posto também passará pelo desempenho eleitoral. Deputado federal pela legenda, Ricardo Maia destacou que o partido tem potencial de ampliar as cidades sob a gestão do MDB. "O MDB nasceu na base do governo novamente agora nas eleições de Jerônimo e Geraldinho [Geraldo Jr.], nasceu grande. Na chapa majoritária, com o vice-governador Geraldinho. Ele colocou o nome para Salvador, temos Lúcia [Rocha] em Vitória da Conquista, temos Ricardo Maia em Tucano, em Ribeira do Pombal com Eriksson, além disso Cansanção que vai para a reeleição, em Itiúba. São vários", comentou.

Deputados

Pesquisa Quaest aponta que 42% dos deputados federais avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como negativo. Os que consideram positivo somam 32%. Outros 26% veem a gestão do petista como regular. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 183 deputados federais (35% do total), levando em consideração os extratos de região e posicionamento ideológico dos partidos. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais. Em agosto de 2023, a sondagem do mesmo instituto registrava 35% de avaliação positiva; 33% negativa; e 30% regular.

Planos de Saúde

O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) reuniu 197 assinaturas das 171 necessárias para instalar a CPI dos Planos de Saúde para apurar os cortes dos atendimentos de crianças com autismo por parte das operadoras. A informação foi confirmada pelo jornal O Globo. De acordo com a reportagem, o parlamentar acredita que será mais fácil negociar com Arthur Lira, já que a Câmara tem uma fila de CPIs para analisar a instalação. E ainda não há, neste momento, na casa nenhuma iniciativa para se abrir CPIs. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/