Ponto e Vírgula 23/07/2024
Sobe – A representante feirense Virna Jandiroba, por se credenciar a disputar o título mundial de sua categoria no UFC.
Desce – Proposta que altera Constituição para permitir trabalho aos 14 anos.
Anúncio
O pré-candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Neto (PT), convidou a imprensa para, nesta terça-feira (23), anunciar decisões sobre sua pré-campanha, convenções partidárias do Movimento União por Feira, nestas eleições. O encontro será realizado às 8 horas, no auditório do Hotel Acalanto, situado na Rua Torres, nº 77 – Ponto Central, e contará também com a presença da Secretária de Política para as Mulheres, Elisângela Araújo, e membros da coordenação e do Conselho Político do Movimento União por Feira.
Cidadão Feirense
Ele já se considera feirense, por conta de seu vínculo com a cidade como professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desde 1991, bem como pelo fato de ser casado com uma filha da terra de Senhora Santana. Mas, agora é lei: o governador Jerônimo Rodrigues de Souza receberá nesta quinta-feira (25), às 14h, o Título de Cidadão Feirense, na Câmara Municipal. Na mesma solenidade, ele será homenageado com a Comenda Maria Quitéria, maior honraria concedida pela Casa Legislativa. Os autores das homenagens são, respectivamente, Professor Ivamberg (PT) e a presidente do Legislativo, vereadora Eremita Mota (PP). Na justificativa dos projetos, ambos destacam o merecimento de Jerônimo, o primeiro governador autodeclarado indígena no Brasil, pela sua trajetória de vida, seja na política, no meio acadêmico ou no serviço público.
Publicação homofóbica
Jair Renan Bolsonaro, filho "04" de Jair Bolsonaro (PL), fez uma publicação, no Instagram, de cunho homofóbico, citando indiretamente o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que já assumiu publicamente ser homossexual. O filho do ex-presidente escreveu que o governador de Santa Catarina "dá fuzil e segurança", enquanto o "vizinho dá outra coisa". A publicação do filho de Bolsonaro enaltecia o governador catarinense Jorginho Mello (PL). "Santa Catarina segue sendo o Estado mais seguro do Brasil. Meu governador dá fuzil e segurança, enquanto o nosso vizinho dá outra coisa", escreveu.
Jequié
O prefeito de Jequié, no Sudoeste, Zé Cocá (PP), confirmou a pré-candidatura à reeleição. Em convenção realizada na noite do último sábado (20), Cocá também anunciou como vice de chapa o empresário Flavinho Santana (União), também sobrinho do gestor. Além de lideranças locais, a convenção contou com a presença de políticos como o deputado federal Leur Lomanto Júnior (União), dos estaduais Hassan Iossef (PP) e Jurailton Santos (Republicanos), além do secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, membro da Executiva estadual do PP.
Faltosos
No primeiro semestre deste ano, os deputados federais somaram 493 faltas sem justificativa às sessões deliberativas da Câmara dos Deputados. Esse tipo de ausência às sessões deliberativas do Plenário pode acarretar desconto no salário do parlamentar. Além disso, a Constituição prevê que o deputado perderá o mandato se deixar de comparecer, sem justificativa, a um terço das sessões ordinárias de cada sessão legislativa. O número aponta que em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 2,6%, já que foram contabilizadas 506 faltas de fevereiro a julho de 2023. No topo do ranking de faltas não abonadas, consta o deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido). Com 33 ausências, o parlamentar está preso desde março deste ano, no âmbito das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Acesso a água
Ministros brasileiros chamam atenção para a importância da universalização do acesso à água potável e ao saneamento básico e fazem um apelo para que haja um engajamento não apenas nacional, dos setores público e privado, como da comunidade internacional. "Temos consciência de que essa batalha, permitam-me usar essa expressão, será longa e exigirá muito de todos nós, mas ela não pode mais ser postergada", afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho, na reunião ministerial de Desenvolvimento do G20, no Rio de Janeiro.
Sentença anulada
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) anulou a sentença do ex-deputado federal Roberto Jefferson por atacar a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. A decisão ocorreu na última terça- -feira (16). Com a medida, por determinação da corte, o processo contra ele e sua filha, a ex-deputada Cristiane Brasil, acusados de injúria eleitoral, foi encaminhado de volta à primeira instância. Além disso, a sentença que absolvia os dois, pode ser submetida a um novo julgamento posteriormente.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.