Ponto e Vírgula 23/01/2025

Ponto e Vírgula 23/01/2025

Sobe - A coragem da bispa Mariann Edgar Budde por falar sobre o que Trump deveria ouvir. 

Desce - Trump, por ser presidente do país com maior liberdade do mundo e não respeitar o direito da bispa Mariann de expresar a sua liberdade de expresão. 

Desconversou 

Jerônimo Rodrigues (PT), desconversou sobre as mudanças em seu secretariado e afirmou que está focado em outros temas no momento. "Nesse mês eu tenho que cuidar das chuvas, tenho que fazer o lançamento do Carnaval no interior", disse ele em coletiva de imprensa, realizada durante a cerimônia de assinatura de medidas para ampliação nas forças de segurança do Estado, no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ontem (22).

Aguardar 

Jerônimo ainda disse que antes de tomar uma decisão, é necessário aguardar as movimentações em Brasília. "Eu preciso aguardar aqui, por que as forças de lá [definem o] que a gente estabelece aqui, né? A relação, por exemplo, com os partidos, como é que vão acontecer as alianças partidárias. Então eu não posso gastar minhas balas antes da hora, porque se eu fizer uma movimentação agora e vier uma outra orientação nacional, posso precisar de fazer um remanejamento. Então não gosto de ficar brincando ou tratando os partidos dessa forma".

Preocupação 

O ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, manifestou preocupação com os retrocessos nas políticas ambientais anunciados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em seu discurso de posse. Apesar disso, o ex-governador da Bahia demonstrou otimismo ao acreditar que os governadores norte-americanos podem seguir um caminho diferente. "A humanidade clama pelo cuidado com a natureza. Ao mesmo tempo que a grande maioria da humanidade quer e deseja o cuidado com o planeta e com o meio ambiente, têm sido eleitas, em alguns lugares, pessoas que dizem que isso não é prioridade, e que deverá ser [algo] secundarizado", afirmou Rui.

Indefinido 

Anfitrião da COP30, o Brasil ainda não definiu quais temas serão prioritários no evento. A COP 30 será em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. A informação é da coluna de Guilherme Amado, do portal Platôbr. De acordo com a publicação, em resposta a um requerimento de informação, o Ministério do Meio Ambiente informou em 16 de janeiro que os temas prioritários da agenda de ação serão definidos nos próximos meses pela estrutura que desenvolverá a "narrativa política" da COP30. Na terça-feira (21), o governo federal anunciou a presidência da COP30, que caberá ao embaixador André Corrêa do Lago. A diretoria-executiva ficará a cargo da secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni.

Redução 

Rui Costa, afirmou ontem (22), que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir da safra deste ano. "Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos", disse ele, no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A informação é de uma reportagem da Agência Brasil. Ele, no entanto, avalia que isso pode ser colocado em risco, caso o consumidor não fique atento. Para Rui Costa, é preciso ter atenção com os preços praticados. "O aumento do poder aquisitivo pode pressionar preços, uma vez que, com o aumento do consumo, o vendedor, sabendo que o consumidor está com salário maior, vai testando, aumentando preços, para ver se o consumidor se dispõe a pagar cada vez mais", alertou o ministro.

Admitiu 

O presidente Lula admitiu pela primeira vez a possibilidade de não disputar a reeleição em 2026. A fala surpreendeu os ministros presentes, que teriam afirmado que o presidente mencionou que a decisão dependerá exclusivamente da "vontade de Deus". Apesar de a fala surpreender, os ministros ainda acreditam que Lula deverá ser o candidato, por não haver sucessor à sua altura para a disputa. O presidente justificou sua decisão e mencionou as situações recentes em que esteve em risco, como em outubro de 2024, quando a aeronave presidencial precisou sobrevoar a Cidade do México por 5 horas, após um problema técnico, para queimar combustível e retornar em segurança ao aeroporto do qual havia decolado. A recente cirurgia na cabeça, após uma queda no banheiro, em outubro de 2024, também foi citada. Lula contou que, à época, haveria risco de morte, caso não tivesse passado por procedimento cirúrgico em São Paulo.

Cascas grossas

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), declarou que, se tivesse uma nova oportunidade de governar, não escolheria ministros militares. Segundo o ex-mandatário, nomearia pessoas mais "cascas grossas", com perfil mais combativo para enfrentar desafios políticos e institucionais. "Você fala: 'O que faria diferente?' Os ministros palacianos seriam diferentes. Eu não teria lá alguns nomes, um general aqui. Eu não teria mais general ali. Eu ia ter ministros mais parrudos, mais casca grossa, para enfrentar o sistema", afirmou Bolsonaro, na terça-feira (21), durante entrevista ao canal do YouTube Fio Diário.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 23 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/