Ponto e Vírgula 22/06/2023

Ponto e Vírgula 22/06/2023

Sobe - Jerônimo Rodrigues por, em seis meses, já ter investido na Bahia mais que Rui e Wagner, no mesmo período, R$ 3,1 bilhões.

Desce - Bahia por ser o Estado com maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023.

Paz

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota), que tem raiz no interior baiano, ao comentar sobre os festejos juninos, disse que o seu desejo é que sejam de muita paz e alegria. "Nós nordestinos temos uma cultura junina e comemoramos entre família, entre amigos e em eventos festivos o nosso São João pelo interior baiano. Vamos trabalhar para que nesse ano a festa seja de paz e alegria", disse Binho Galinha.

PL de Feira

O presidente do PL na Bahia, João Roma, em entrevista à Rádio Subaé, disse que a intenção dele é estruturar o partido em Feira para ter uma boa representação na maior cidade do interior da Bahia e do Nordeste. "Vamos conversar com todas as lideranças", disse Roma, ao responder se haveria dúvidas para a formação do diretório municipal do PL no município. Roma citou os nomes dos deputados federais Capitão Alden, Roberta Roma e Jonga Bacelar, do suplente de deputado federal André Porciúncula, além da ex-candidata a vice-governadora Leonídia Umbelina como nomes de pessoas que serão ouvidas em Feira nesse processo de estruturação da sigla.

PL e PSDB

João Roma também foi questionado sobre recentes conversas com o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) e com o presidente do PSDB na Bahia, Adolfo Viana, e destacou que nenhuma definição sobre aliança foi posta nem naquela conversa nem posteriormente. "Nossa conversa foi sobre o futuro de Feira. Buscamos alternativas para não ficar no imobilismo; nossa intenção é fortalecer o PL", declarou na entrevista à Rádio Subaé.

Audiências públicas

Representante do PSOL na Câmara, o vereador Jhonatas Monteiro foi um dos mais participativos, entre os presentes na primeira Audiência Pública realizada no plenário da Casa da Cidadania, com representantes do Governo Municipal e dirigentes de organizações da sociedade civil para debater a LDO. Além de ter feito várias observações acerca da matéria, ele elogiou a iniciativa da presidente Eremita Mota (PSDB), de realizar dois debates antes da primeira votação prevista para o dia 29 deste mês visando dar à sociedade civil uma oportunidade de participar do processo, com análises e sugestões. Lembrou que, anteriormente à atual legislatura, esta proposta do Poder Executivo "era votada sem que houvesse qualquer discussão".

Férias

Ficou decidido, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que os deputados estaduais terão mais dez dias de recesso, o que os deixarão distantes do parlamento por quarenta dias. Oficialmente, o recesso começaria no dia 1º de julho. No entanto, a antecipação da votação, em segundo turno, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além da aprovação, por unanimidade, de três projetos encaminhados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), na sessão de terça-feira, tornou possível a ampliação do período de recesso, já que a volta dos trabalhos na casa já estava marcada para o dia 1º de agosto.

Jequié

Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) decidiram manter a suspensão de todos os atos decorrentes do pregão eletrônico 137/2022, realizado para a aquisição de "kits de robótica" para a rede municipal de ensino, destinado ao município de Jequié. A medida cautelar foi ratificada pelo conselheiro Fernado Vita, durante a sessão de ontem (21). A decisão cabe recurso. A denúncia, com pedido cautelar, direcionada ao prefeito Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá (PP), foi apresentada pela empresa "Edulab Comércio de Produtos e Equipamentos".

Igual a Dilma

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o TSE, que julga nesta quinta (22), uma ação que pede sua inexigibilidade, use o mesmo entendimento de 2017, quando decidiu não derrubar a chapa composta por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). "Me julgue a exemplo do que foi julgada o caso da chapa Dilma-Temer", afirmou ele, também ao lado do outro filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), da deputada Bia Kicis (PL-DF) e do deputado Filipe Barros (PL-PR).

Governo Lula

A aprovação do governo do presidente Lula (PT) voltou para 56% na terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest. O índice havia caído para 51% em abril. A recuperação, devolve a aprovação de Lula ao nível de fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa. A sondagem foi realizada entre os dias 15 e 18 de junho. Foram entrevistados, face a face, 2.029 eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

Reforma tributária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou ontem (21), que a reforma tributária será "um bom a caminho do ótimo". De acordo com Haddad, após a entrada da reforma em vigor - e tendo em mãos resultados iniciais -, será possível, ao longo dos anos, fazer atualizações em direção ao "mundo desejável" que seria o da diminuição de alíquotas sobre o consumo. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/