Ponto e Vírgula 21/09/2021

Ponto e Vírgula 21/09/2021

Sobe - Feira de Santana por se tornar um dos maiores polos de educação do interior do Brasil.

Desce - Desencontro de informações entre Ministério da Saúde, governadores e prefeitos sobre vacinação para adolescentes.

Encontro

O ex-prefeito José Ronaldo (DEM) participou, no último domingo (19), de um encontro de prefeitos e lideranças políticas, no município de Candeal, organizado pelo prefeito Everton Cerqueira (DEM) e o vice-prefeito Agnaldo Neto. O ex-gestor feirense tem feito visitas e encontros políticos em busca de aliados para o projeto de candidatura do Democrata ao Governo do Estado, em 2022.

Impedir

O ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, está atuando para impedir a possível candidatura do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), ao Governo da Bahia na eleição de 2022, conforme informação publicada pelo jornal Tribuna da Bahia. Segundo o jornal, Neto está incomodado com o destaque que Roma vem tendo à frente da pasta e os elogios que o ministro tem ganhado em Brasília. Além disso, João Roma tem sido visto como um dos principais aliados do Presidente Jair Bolsonaro.

TJ-Ba

O desembargador Jatahy Júnior desistiu de concorrer às eleições para a mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia para preservar o seu nome, "evitando ser taxado como oportunista e defensor de emenda casuística". Jatahy, que é relator da proposta que pode alterar as regras das eleições do TJ-BA e permitir que todos os desembargadores possam concorrer ao pleito, explicou o motivo em carta enviada ao presidente do TJ-BA, o desembargador Lourival Trindade. As informações são do site Jornal Grande Bahia, do jornalista Carlos Augusto.

Capitão Alden

A Alba votará hoje (21), o pedido de suspensão temporária do deputado Capitão Alden (PSL), por 30 dias. O afastamento é um pedido do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, após o parlamentar acusar os deputados da bancada da Minoria de terem recebido R$1,6 milhão da Prefeitura de Salvador. A votação estava prevista para acontecer semana passada, mas foi remarcada.

DENOCS

O coordenador na Bahia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Lucas Maciel Lobão Vieira, foi afastado do cargo neste final de semana. Lucas foi indicado pelo ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM) e assumiu em agosto de 2017, após a saída do ex-deputado Heraldo Rocha (DEM).

Fake News

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do TSE, convocou para quinta-feira (23), uma reunião com representantes de redes sociais para debater a disseminação de informações falsas. No encontro, serão discutidas medidas sobre bloqueio de repasses financeiros de redes sociais para canais que disseminam fake news. Participarão do encontro representantes do YouTube, Twitch.TV, Twitter, Instagram e Facebook. No mês passado, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luis Felipe Salomão, determinou o bloqueio de repasses de dinheiro de redes sociais para esses canais, de orientação bolsonarista, que espalham fake news.

Educação

O Senado Federal aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13, que livra de punição os estados e municípios que não investiram em 2020 a porcentagem mínima de recursos públicos exigida pela Constituição em Educação. A justificativa é que a pandemia obrigou a suspensão de aulas e, ao mesmo tempo, o redirecionamento de verbas para a área da saúde, que demandou muito investimento.

ICN

O governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei (PL) para viabilizar recursos e acelerar a implementação da Identificação Civil Nacional (ICN), um sistema integrado de identificação do cidadão por meio de tecnologias digitais. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a medida faz mudanças no texto original da Lei 13.444/2017, que cria a ICN, para "intensificar a parceria" entre o Executivo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/