Ponto e Vírgula 20/10/2023
Sobe - Novas regras para feiras livres, em Feira de Santana, por garantir cessão de uso, permissões e comercialização.
Desce - Jogador feirense, por ser preso na Paraíba, acusado de ordenar homicídio, no Espírito Santo.
Falta d'água
Cerca de 70 famílias residentes na comunidade Boa Vista, distrito de Maria Quitéria, estão em dificuldade de abastecimento de água. A informação é do vereador Lulinha (UB), que manteve contato com moradores da localidade. Segundo ele, a Prefeitura já encaminhou diversas solicitações de extensão da rede de abastecimento à Embasa, no entanto, a demanda não foi atendida pela concessionária: "Os moradores não aguentam mais e já estão querendo vir à sede para se manifestar nas ruas". Lulinha informou que a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de Santana comprometeu-se de enviar, em caráter emergencial, carro-pipa para atender o povoado.
Restaurante Popular
Implantado em Feira de Santana em 2014, a partir de programa do Governo Federal que leva o mesmo nome, o Restaurante Popular de Feira de Santana precisa ser ampliado, diante da crescente demanda de público em busca de refeição mais barata, diariamente. A medida está sendo cobrada pelo vereador Edvaldo Lima (MDB), que fez a reivindicação ao Governo Municipal, em pronunciamento na Câmara. Ele vai dirigir um ofício ao chefe do Poder Executivo, Colbert Martins Filho, pedindo que o investimento seja feito. O equipamento, localizado no Centro de Abastecimento, atende durante o almoço a centenas de pessoas de baixa renda vulnerabilizadas socialmente e em situação de insegurança alimentar – que trabalham no entreposto e redondezas.
Migrantes
A situação dos migrantes em situação de vulnerabilidade, em Feira de Santana, vai ser discutida em audiência pública da Câmara Municipal, na sexta-feira (20), às 14h30. A vereadora e presidente da Câmara, Eremita Mota, é autora do requerimento propondo o debate. O Legislativo, segundo ela, busca sugestões para melhor acolher estas pessoas que deixaram as suas cidades e aqui chegam em busca de sobrevivência e melhoria da qualidade de vida, mas se encontram em condições por vezes subumanas, sem trabalho, local para dormir e acesso a serviços públicos essenciais.
Zé Ronaldo e Iuri
O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (UB) disse que esteve com o empresário Iuri Guimarães (PP), antes mesmo da definição da sua ida para o PP. "Foi uma conversa civilizada e ele é um jovem inteligente", informou José Ronaldo. E disse mais, se ele entrasse na política [político ele já é] para disputar um mandato seria um bom político. Iuri Guimarães, que é filho da vereadora Eremita Mota Araújo, assumiu recentemente o Partido Progressista, em Feira de Santana. (Programa de Olho na Cidade/Rádio Sociedade News FM).
Projeto 2024
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pouco menos de um ano para o início das corridas eleitorais, afirmou que: "interessa é o projeto de 2024". O governador ainda declarou que não está acompanhando a progressão destes grupos, inicialmente formados por deputados que não votaram junto ao governo, no pleito de 2022. "Não estou acompanhando com detalhe quem está participando, mas quem vier, será bem-vindo e bem acolhido. Claro que as cicatrizes da campanha permanecem por um tempo, sangra aqui ou ali, mas o que interessa agora na política é o projeto de 2024. Eu vou querer ajudar, eu vou fortalecer, eu vou dar unidade, eu quero o meu grupo, minha comunidade política unida", defendeu.
ViaBahia
O deputado federal Gabriel Nunes (PSD) se reuniu, na quarta-feira (18), com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitalle, para abordar questões relacionadas ao contrato da concessionária Via Bahia, com destaque para as BRs 324 e 116. Durante o encontro, ocorrido em Brasília, o diretor confirmou que a minuta para a modernização do contrato está em fase final de negociação entre a ANTT e o Ministério dos Transportes, com a perspectiva de readequação e significativos investimentos nas duas rodovias. Segundo Gabriel, o contrato será encaminhado nos próximos dias para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Neto e Haddad
Adversário histórico do PT, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) elogiou o trabalho de Fernando Haddad (PT) no Ministério da Economia. "Tenho avaliação positiva em relação a esse começo do desempenho do ministro Fernando Haddad, sobretudo porque ele agiu com moderação, conquistou a confiança do mercado, não assumiu uma pauta ideológica do PT. Teve inclusive a capacidade de se blindar de certas influências petistas que teriam conduzido o ministério para outra direção. Agora, é claro que não é só de política e de jogo de cintura que se faz o ministério e nem a economia avançar. No fim do dia depende de decisões que passam pelo presidente e pelo Congresso", disse Neto.
Rejeição
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, em julgamento ontem (19), duas ações de investigação eleitoral apresentadas pela chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação. Uma das ações pedia a inelegibilidade de Lula pelo uso de links patrocinados no Google Ads quando usuários faziam buscas com os termos "Lula condenação" e "Lula corrupção PT".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.