Ponto e Vírgula 19/09/2024

Ponto e Vírgula 19/09/2024

 Sobe - Semana Nacional de Trânsito por focar ações voltadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Desce - Empresa de telefonia celular que instalou uma antena em meio à via pública no bairro São João.

Caminhada

O governador Jerônimo Rodrigues estará em Feira de Santana, hoje (19), para participar de uma caminhada em apoio à candidatura de Zé Neto. A concentração será 15h, na Praça da Matriz, no Centro da cidade. De lá, o time de Zé Neto vai percorrer diversas ruas, levando suas propostas e fortalecendo o compromisso com o futuro de Feira.

Problema

Moradores da rua Artur Neiva, no bairro São João, estão apreensivos com a instalação de uma antena de telefonia celular da operadora Vivo, em meio às residências da via pública. O receio da comunidade, com problemas de radiação a partir do equipamento, foi manifestado na Tribuna Livre da Câmara Municipal, por Rafaela Barbosa Maria, representante dos moradores da localidade.

Problema I

Segundo ela, apesar de já ter sido embargada pela Prefeitura Municipal, a obra de instalação do equipamento continua sendo executada pela empresa responsável. "Não tem documento de 'Habite-se' e nem alvará de construção. O estudo de impacto, conforme prevê o PDDU [Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano], sequer foi apresentado à nossa comunidade para esclarecer sobre os efeitos positivos e negativos", reclamou.


Varzedo

Os conselheiros que compõem a 2ª Câmara julgadora do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ratificaram medida cautelar deferida parcialmente pelo conselheiro Paulo Rangel que determinou ao prefeito, Ariecilio Bahia da Silva, a suspensão imediata dos pagamentos relacionados ao contrato celebrado com a empresa "Couto Serviços de Construção e Empreendimento Ltda", por causa da indevida sublocação de veículo, em benefício da servidora municipal Jocileide Souza de Oliveira Andrade, em sessão realizada ontem (18). O gestor deve abster-se de realizar novos pagamentos
até o julgamento de mérito deste processo.

Aumento de pena

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), pretende endurecer a pena para incêndios criminosos, em meio à intensificação das queimadas no país. A medida é defendida pela ministra do Meio Ambiente Marina Silva. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo a publicação, o senador apresentou um projeto que prevê alterações na Lei de Crimes Ambientais e na Lei de Licitações, além do Código Civil. As mudanças estão relacionadas às sanções para quem atear fogo em
áreas florestais, rurais e de preservação ambiental.

Censura prévia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aproveitou o retorno repentino do X (antigo Twitter), na manhã de quarta-feira (18), para comemorar a pressão feita pela população para o retorno da rede social. O liberal ainda considerou o ato como "retrocesso". Sem mencionar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o liberal ainda afirmou que a atitude é "censura prévia, prática vedada pela Constituição e uma grave violação de direitos fundamentais". Moraes é autor da ação que suspendeu o funcionamento da rede no Brasil.

Desistiu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desistiu de fazer uma reunião com os governadores para tratar das queimadas pelo país. Agora, o encontro será conduzido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. De acordo com a CNN, interlocutores de Lula avaliaram que uma reunião direta com o presidente poderia expor o mandatário em meio à crise ambiental e de imagem que o governo passa diante das queimadas. Nos bastidores, governadores relatam que, nos bastidores, o Governo Federal não se antecipou à atual crise, apesar dos sinais apresentados pelos dados científicos e pelos próprios Estados.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Setembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/