Ponto e Vírgula 17/12/2024
Sobe - Estado da Bahia por crescer 60% e liderar turismo internacional no Nordeste
Desce - Operadores de transporte irregular de passageiros
Rui e Lula
Depois de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunir com Lula em São Paulo na manhã de ontem (16), um dia depois de ele receber alta do Hospital Sírio-Libanês, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, decolou de Brasília rumo à capital paulista para encontrar o presidente na sua casa. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
Sumiu, por quê?
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) questionou ontem (16) o que chamou de "sumiço" do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) diante da prisão de correligionários em operação da Polícia Federal que apura desvios de R$ 1,4 bilhão em contratos públicos. Entre os alvos da ação estão o vereador eleito de Campo Formoso, Francisquinho Nascimento (União Brasil), primo do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil), o empresário Marcos Moura, o "rei do lixo, apontado pela PF como um dos líderes de uma organização criminosa e integrante da cúpula do partido, e Flávio Henrique de Lacerda Pimenta, que ocupava um cargo comissionado na gestão Bruno Reis (União Brasil).
Sem pé nem cabeça
O ex-vice-presidente da República, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que é general das Forças Armadas, admitiu conspirações para a suposta "trama golpista". Segundo o senador, houveram encontros para discutir suposto golpe em 2022, mas as reuniões "não levaram a nenhuma ação". O ex-vice de Bolsonaro, entre 2019 e 2022, ainda desqualificou as investigações da Polícia Federal (PF), que revelaram a tentativa de execução de Lula, do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
LDO e LOA 2025
O Congresso Nacional realizará sessões na quarta-feira (18) e quinta-feira (19) para analisar as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O esforço concentrado ocorre devido à proximidade do recesso parlamentar, previsto para começar na sexta-feira (20). Ambas as sessões estão marcadas para começar às 10h. O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já havia sinalizado a necessidade de concluir as votações da agenda econômica antes do recesso.
Controverso inquérito
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou ontem (16), o controverso inquérito das fake news, por mais 180 dias. De acordo com informações divulgadas pela corte, o novo adiamento da conclusão do caso se dá para complementar as apurações sobre o chamado gabinete do ódio, inclusive com a determinação de mais 20 depoimentos. O inquérito foi aberto em 2019 e completou cinco anos em março. No início do mês, o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, disse que a análise das ações que se desdobrarem do inquérito das fake news devem tomar todo o ano de 2025.
Painel negro
O Ministério da Saúde lançou ontem (16), em Brasília, o Painel Saúde da População Negra. A plataforma _ disponibilizada em totens durante o seminário Equidade Étnico-Racial nas Redes de Atenção à Saúde _ conta com dados e indicadores sociodemográficos de morbidade e de mortalidade específicos para a população negra. A ferramenta conta com três eixos principais: enfrentamento ao racismo; características sociodemográficas; e morbidade e mortalidade da população negra.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.