Ponto e Vírgula 17/01/2025

Ponto e Vírgula 17/01/2025

Sobe – AGU por lembrar que em toda saidinha temporária sempre alguns não voltam. 

Desce – O crítico do jornal francês Le Monde, Jacques Mandelbaum, pela crítica miserável à atriz brasileira Fernanda Torres 

Sagrado e profano 

Falando sério, grande parte daqueles que participam da procissão para o Senhor do Bonfim, vão exclusivamente para fazer política, fuxicaria e muito "capeta" na cabeça. É claro, que a participação dos devotos, tornam o festejo sagrado. Ainda bem: a esses, o Senhor do Bonfim ouve e atende. Aos outros, não atende, porque eles não pedem, pois, o álcool desvia a língua.

Decisão 

O senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, quebrou o silêncio e se pronunciou sobre o impasse no partido sobre a presidência na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Em entrevista ao jornalista Victor Pinto, na rádio Band News FM, Otto afirmou que o assunto será decidido na reunião do partido, que será realizada na próxima segunda-feira (20). "A única coisa que está decidida, porque já teve lá atrás, no começo a concordância de todos, é que se o PSD tem candidato a presidente da Alba é o Adolfo. Isso aí foi uma decisão lá de trás. E a outra alternativa colocada, inclusive com a anuência de todos, que se não fosse ele, seria Ivana Bastos", disse o senador.

Negativa 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, negou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para viajar aos Estados Unidos para a posse do presidente eleito Donald Trump, na próxima segunda-feira (20). Em decisão publicada, ontem (16), Moraes afirmou que os comportamentos recentes do ex-presidente indicam a possibilidade de tentativa de fuga do Brasil, para evitar uma eventual punição.

Citações 

Moraes citou falas de Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, favoráveis à fuga de pessoas condenadas pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 para a Argentina. Discursos em redes sociais e declarações veiculadas na imprensa foram usados para embasar a decisão. O ministro citou ainda uma entrevista concedida pelo ex-presidente, ao jornal Folha de S.Paulo, em novembro do ano passado, na qual ele "cogitou a possibilidade de evadir-se e solicitar asilo político para evitar eventual responsabilização penal no Brasil".

PGR 

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, já havia se manifestado, na terça-feira (15), contrário ao pedido da defesa de Bolsonaro. Em parecer enviado ao Supremo, o chefe do Ministério Público Federal (MPF), sustenta que o ex-presidente não demonstrou a necessidade imprescindível nem o interesse público da viagem. Bolsonaro teve o passaporte apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal (PF), que investiga uma suposta organização criminosa suspeita de atuar para dar um golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito no Brasil com o objetivo de obter vantagens de natureza política, mantendo o ex-presidente no poder.

Projeto

A partir de março deste ano, os hipermercados, supermercados, minimercados, varejões, lojas de departamentos e estabelecimentos congêneres do Estado da Bahia devem estar aptos para a prestação de auxílio às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, prevista na Lei Nº 14.771, promulgada em setembro de 2024. A legislação é oriunda de projeto de lei de autoria da deputada Olívia Santana (PC do B). Seu texto determina que os estabelecimentos comerciais relacionados, que possuam mais de dez funcionários, deverão treinar e disponibilizar funcionários para, em caso de necessidade, auxiliarem pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que estejam fazendo compras em suas instalações.

Comemorou 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes, empossou ontem, a deputada Jusmari Oliveira (PSD) – que ocupa a vaga aberta pelo prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Em saudação, Menezes disse estar feliz por ter a honra de ver aumentar a bancada feminina na Casa. "É uma parlamentar experiente e que fez um excelente trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sei que foi muito difícil para o governador Jerônimo Rodrigues abrir mão de uma secretária tão dinâmica e proativa", destacou o chefe do Legislativo estadual.

Proibiu 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a editora Record retire de circulação o livro "Diário da Cadeia" (2017), assinado por Ricardo Lísias sob o "pseudônimo" de Eduardo Cunha. A decisão atende a um pedido do ex-deputado federal Eduardo Cunha, que alegou uso indevido de seu nome, configurando danos morais. A decisão de Moraes, entre outros pontos, estabelece que: a obra não pode mais ser vinculada ao nome de Cunha, incluindo anúncios e propagandas; livros já distribuídos devem ser recolhidos e republicados sem referência ao ex-parlamentar, com prazo de 60 dias e multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/