Ponto e Vírgula 16/10/2024

Ponto e Vírgula 16/10/2024

Sobe - Reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Colbert Martins, visando parceria contra a violência, em Feira de Santana.

Desce - Agência de Mineração por sonegação de R$ 16 bi em impostos, segundo TCU 

Observações 

Entrevistado do programa Negócios em Foco, o jornalista Jair Onofre foi sabatinado pelos radialistas Genildo Melo e Danilo Freitas, sobre as eleições ocorridas em Feira de Santana, para prefeito e vereador. "O eleitor foi conservador, elegeu José Ronaldo para o quinto mandato e mais a reeleição de 16 vereadores. Isso demonstra que o eleitor está cauteloso com as mudanças. Mas, entendo que na área do comércio e indústria o prefeito José Ronaldo deva dar uma atenção maior, pois precisamos gerar emprego e renda no município", disse.

Economia

"Temos um orçamento pequeno para o tamanho da cidade e temos que buscar alternativas para a economia e o desenvolvimento da cidade. É preciso ouvir mais as entidades de classe, em especial as produtivas, e usar mais o potencial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, que tem à frente um feirense, Ângelo Almeida", alertou Jair Onofre, que também pediu mais diálogo entre Executivo e Legislativo. "Nesses quatro anos quem perdeu com as divergências entre a Câmara e Prefeitura foi o povo, precisamos recuperar esse tempo perdido", reiterou Jair Onofre.

O urubú e o boi 

Na sessão de ontem (15), da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Eli Ribeiro (Republicanos), citou um ditado, que de acordo com ele, vem da cultura paraense. "Você sabe qual é o mal do urubu? Pensar que o boi está morto", disse. A fala foi dita porque outro vereador falava sobre o Republicanos, afirmando que este, estava "morto". Eli Ribeiro ainda completou "não estava morto e nós tamo aí de novo".

Presidência 

O vereador Ribeiro, se destacou ontem (15), quando tratou do perfil para a escolha do futuro presidente da Câmara, tratou sem citar nomes das mazelas dos últimos anos, na Câmara de Vereadores, e indicou que o candidato deve ser aquele com, experiência, bom senso e respeito aos colegas da Casa. Foi aparteado com parabéns por outro vereador. O colega Pedro Américo (Cidadania), também tratou do tema nessa direção.

Camaçari 

O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, assegurou que a Corte tem tomado as devidas providências para garantir um 2º turno com toda "tranquilidade" em Camaçari, no dia 27 de outubro. A cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), será a única do Estado onde os eleitores terão que voltar às urnas para escolher o próximo prefeito. Já foram iniciados os ajustes para a segunda etapa da disputa eleitoral, como sinalizou o magistrado. "Os problemas que ocorreram com as urnas de 11 anos de uso, provavelmente não acontecerão no segundo turno em Camaçari. Então já é uma notícia muito boa e que realmente vamos empregar todos os esforços para que a eleição lá transcorra, e tenho certeza que vai transcorrer, num clima de tranquilidade e comodidade para o eleitor de Camaçari", garantiu o desembargador Abelardo.

Transparência 

O Supremo Tribunal Federal (STF), indicou que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não apresentaram uma proposta para reformulação do Portal da Transparência para rastreabilidade das emendas parlamentares. O ministro do STF, Flávio Dino, determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU), apresente uma proposta de reestruturação do Portal da Transparência com informações das emendas RP9 (de relator) e RP8 (de comissões). A reformulação deverá contar com dados disponibilizados pelo Executivo e do Legislativo.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 18 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/