Ponto e Vírgula 14/11/2024
Sobe - Artista feirense Antônio Carlos Carvalho que expõe até hoje retratando a obra de Aleijadinho, na recepção da Assembleia Legislativa da Bahia.
Desce - O conjunto das administrações (estadual e municipal), que não explicam o porquê da noite para o dia, utilizou uma chácara para depositar veículos sucateados e no outro dia sumir com todo esse material sem ninguém saber para onde foi.
Ânimo x cautela
O Palácio do Planalto vê a discussão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da escala 6×1 de trabalho como positiva, mas ainda avalia os desdobramentos com cautela. O presidente Lula (PT), que não tem celular, já está a par do movimento que cresceu nas redes sociais, segundo auxiliares. Alexandre Padilha (Relações Institucionais), ministro da articulação política do governo, dialogou, ontem (13), com Erika Hilton (PSOL-SP), responsável pela proposta que ganhou repercussão nos últimos dias.
PT Bahia
Todos os deputados federais do Partido dos Trabalhadores da Bahia, na Câmara, em Brasília, assinaram a Proposta de Emenda à Constituição para pôr fim à escala de trabalho 6×1 para a classe trabalhadora no Brasil. O texto já obteve o aval de 134 parlamentares. Para os parlamentares petistas, a PEC necessita ser aprovada o mais rápido possível, para, dessa forma, retirar a sobrecarga dos trabalhadores brasileiros.
CNH da gente
A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou por unanimidade na última terça-feira (12), o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que cria os programas "CNH da Gente" e "CNH na Escola". O deputado estadual Eduardo Salles fez a indicação da proposta ao governo estadual ainda em 2021. O texto segue agora para sanção do governador Jerônimo Rodrigues. O objetivo do projeto é oferecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente a pessoas de baixa renda, permitindo que possam trabalhar como mototaxistas, moto entregadores, motoristas de aplicativo e aos jovens que desejam entrar no mercado de trabalho.
Favorável
Com o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pelo fim da escala 6×1, apresentado pela deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), dominando o debate político e nas redes sociais, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), foi mais um que se mostrou favorável a medida. Em entrevista à imprensa na manhã de ontem, ele defendeu a adoção de uma "carga horária humanizada" nos moldes do que já é práticado em outros países do mundo.
Desistiu
Até então candidato de Gilberto Kassab à presidência da Câmara, o deputado Antônio Brito (PSD-BA), desistiu da disputa para apoiar o colega Hugo Motta (Republicanos-PB), nome apoiado por Arthur Lira (PP-AL). A decisão, já esperada nos bastidores, foi comunicada por Brito, em reunião com a bancada de seu partido, no início da tarde de ontem, na sede da Câmara. Kassab participou do encontro. De acordo com blog Política Livre, em troca da desistência de Brito, o PSD deve levar um cargo, na mesa diretora da Câmara, possivelmente a terceira ou a quarta secretaria, além da presidência de duas comissões na Casa.
Indeferiu
A Justiça Federal indeferiu o mandado de segurança impetrado pela candidata à presidência da Ordem dos Advogados, seccional Bahia (OAB-BA), Ana Patrícia Dantas Leão, contra a comissão eleitoral da entidade. Ela havia alegado suspeição de três membros integrantes da Comissão da Ordem, apontando que haveria uma relação de amizade pessoal entre os membros e advogados que compõem a chapa adversária.
PL vai explodir
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto afirmou ontem (13), que o partido vai "explodir" nas eleições de 2026, tomando como base a eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos e o desempenho da legenda nas eleições municipais. As declarações foram dadas durante a posse do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), como secretário Nacional de Relações Institucionais e Internacionais do Partido Liberal, na sede da legenda, em Brasília.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.