Ponto e Vírgula 14/02/2023

Ponto e Vírgula 14/02/2023

Sobe - Feira de Santana por sediar Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária: Saberes e Sabores.

Desce - Jovem que, trajando símbolo nazista, foi detido ao tentar entrar armado em escolas.

Binho Galinha e o TCM

Questionado quem apoiará para a vaga do TCM-BA, o deputado estadual Binho Galinha (Patriota) disse que até por coerência será o nome do grupo majoritário de deputados que apoia o governador. "Vejo que há dois nomes, um da oposição Tom Araújo (UB) e outro indicado pela base estadual do governo na AL-BA, a ex-primeira dama Aline Peixoto. Seria uma incoerência minha apoiar um nome que não fosse da base", afirma Binho Galinha. (A nota é do site Bahia na Política)

Santo Amaro em alta

A prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes (PSD), demonstrou força política ao governar a primeira cidade do Nordeste a receber a visita do presidente Lula após as eleições passada. Lua é do mesmo partido do marido da prefeita, o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado, principal articulador para que Santo Amaro fosse o palco do relançamento do maior programa habitacional do Brasil, Minha Casa, Minha Vida. Além da prefeita e da militância local, Lula estará acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Pagamento em dia

A Mesa Diretora da Câmara de Feira de Santana divulgou, semana passada, a tabela com as datas de pagamento do salário dos servidores da Casa para 2023. A remuneração será depositada sempre no último dia útil de cada mês - em fevereiro, dia 28 e em dezembro, 29. O 13º salário segue a legislação vigente: primeira parcela na data do aniversário do servidor e a segunda no dia 20 de dezembro.

Pegou mal

A Secretária de Educação do Estado, Adélia Pinheiro, recebeu diversas críticas nas redes sociais por um comentário que fez durante seu discurso em ato de entrega de nova escola estadual. Ela sugeriu que professores fossem voluntários como forma de 'retribuição' por escola de tempo integral. A reação foi imediata e os internautas cobraram de Adélia Pinheiro mais respeito no trato com os profissionais.

Vale-refeição e salário

Aconteceu na manhã de segunda-feira (13), a primeira reunião da comissão formada na Câmara Municipal para tratar da elaboração de proposições à Mesa Diretora relacionadas com o benefício vale-refeição, bem como da estrutura de trabalho e salarial dos servidores efetivos e comissionados do Poder Legislativo. Eremita afirma que deseja solucionar, "o quanto antes", impasses que levaram a suspensão do vale-refeição de fevereiro do funcionalismo. Um dos problemas é que o benefício vem sendo justificado por Resolução e não por uma lei.

Anaci: o alvo

O vereador Galeguinho propôs que a Comissão de Educação da Câmara encaminhasse um ofício à secretária de educação do Município, professora Anaci Paim, pedindo explicações sobre as notícias veiculadas na imprensa sobre pais de alunos que estão dormindo em filas de escolas para matricularem seus filhos. Ele afirma não ser mais cabível "esperar de dois a quatro dias para poder matricular uma criança".

Zé Neto e Lúcio

O deputado federal Zé Neto (PT) teve encontro em Salvador com o presidente de honra do MDB da Bahia, Lucio Vieira Lima. Entre os assuntos, a política de Feira de Santana foi tratada. Zé Neto não esconde o desejo de ter os emedebistas ao seu lado num projeto eleitoral ano que vem. O MDB, que pretende ter candidato a prefeito em 2024 no município, não descarta também estar com Zé Neto, mas no segundo turno, se a legenda não conseguir êxito. (As informações são do site Bahia na Política, de Jair Onofre).

Linguagem "neutra"

Três estados e duas capitais do país têm legislação que proíbe o uso da linguagem neutra, como "todes" e "amigues", em alguma esfera do setor público, segundo levantamento do g1. Outros oito estados e seis capitais, embora não tenham legislação a respeito, têm projetos de lei para restringir a sua utilização.

Linguagem "neutra" I

Entretanto, na sexta-feira passada (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu derrubar uma lei vigente em Rondônia que vedava o seu uso nas escolas o estado. Segundo a Corte, a lei estadual fere a Constituição uma vez que cabe à União legislar sobre normas de ensino. Os 11 magistrados não analisaram o conteúdo da legislação. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/