Ponto e Vírgula 11/07/2024

Ponto e VírgulaOpinião

Ponto e Vírgula 11/07/2024

Sobe - Governo por retomar Programa Cataforte com R$ 103,6 milhões para catadores.

Desce - Operador de esquema milionário de fraudes bancárias preso em Feira de Santana.

Pesquisa
Ontem (10), publicamos uma pesquisa do Instituto Big Data, contratada pela TV Record, braço de comunicação da IURD, que também detém controle sobre o braço político representado pelo Republicanos. Partido criado por membros da Igreja, prioritariamente, mas, há alguns anos foi aberto para políticos em geral. Os dados apontados pela pesquisa apresentou o candidato José Ronaldo (UB), com 44%, e o deputado Zé Neto (PT), 36%, uma diferença de 8%, favorável ao pré-candidato do UB, o que se observa com base, na última pesquisa da Seculos, no final de junho, que apontava Zé Ronaldo com 16% de frente, ante ao candidato petista Zé Neto.

Profusão
O que se observa é que, do comparativo entre as duas pesquisas, Ronaldo caiu 50% da vantagem, ante, a ofertada pela Seculos. Ao que tudo indica, a Atlas/Intel publicará pesquisa sobre a eleição do Município dentro de alguns dias, e sem dúvidas, outras serão apresentadas pelas diversas empresas que se dedicam ao assunto. Apenas uma orientação para quem faz pesquisa, mas, nunca passou por Feira de Santana: jamais coloquem resultados de pesquisa, na Lagoa do Prato Raso, como fez a Seculos, porque lá não tem mais Lagoa e nem foram construídas casas, o local agora é ocupado por empresas comerciais e parte do parque Erivaldo Cerqueira. Moral da história: se ainda tivesse lagoa, sapo não votava.

Limite de gastos
Uma ala do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defende criar um limite para os gastos com o seguro-defeso, benefício pago a pescadores artesanais durante o período em que a atividade é proibida para preservar a reprodução dos peixes. Em seu formato atual, a política é uma despesa obrigatória, vinculada ao salário mínimo (hoje em R$ 1.412), e quaisquer pessoas que preencham os requisitos têm o benefício concedido. A ideia desse grupo é propor uma lógica semelhante à do Bolsa Família: o programa tem um orçamento definido, e se o número de pedidos for maior que o espaço fiscal, forma-se uma fila de espera. Novas concessões só são feitas quando há recursos disponíveis.

Desaprovação
As investidas de Lula (PT) com o eleitorado evangélico têm gerado resultado e a sua desaprovação junto ao grupo chegou a 52%, segundo o levantamento divulgado pela pesquisa Genial/Quaest, divulgado ontem (10). Os dados revelam um recuo de 6% em comparação ao percentual revelado em maio, quando chegou a 58%. Apesar da redução, o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os evangélicos ainda é predominante e variou de 39% para 42% no período. A margem de erro é estimada em dois percentuais para mais ou para menos.

Adequado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou, na quarta-feira (10), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/2023 que prevê incluir a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas, na Carta Magna. O texto é de autoria do senador Dr. Hiran (PP-RR) e assinada por outros 26 senadores. Com a leitura do parecer do relator da PEC, Esperidião Amin (PP-SC), que é favorável à proposta, o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), concedeu vista coletiva - mais tempo para análise - aos senadores governistas. Alcolumbre afirmou que deve pautar o texto em outubro.

Rua Nova
Iniciativa cobrada pela comunidade, a obra de uma quadra de esportes, na Escola Municipal Enerstina Carneiro, no bairro Rua Nova, está sendo executada com apoio de recursos de emenda impositiva ao Orçamento Anual, aprovada pelo Poder Legislativo. A observação é do autor da emenda, vereador Correia Zezito (PL), que em pronunciamento ontem (10), na Tribuna Maria Quitéria, na Câmara, informou a satisfação dos moradores com a evolução do serviço. Conforme explicou o parlamentar, seu esforço na apresentação de propostas com este objetivo tem sido feito desde que houve mudança de
responsabilidade pela gestão do colégio.

Cidadão feirense
Uma trajetória profissional que abrange as áreas do Direito e da Educação e a contribuição significativa para o desenvolvimento de Feira de Santana. Estes foram os argumentos do vereador Edvaldo Lima (UB), para justificar a concessão do Título de Cidadão Feirense ao jurista e professor Gustavo Leite Caribé Checcucci. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na sessão da Câmara Municipal, de ontem (10). "Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Sergipe e com uma sólida formação, o homenageado demonstra um compromisso notável com a atualização acadêmica em sua área de atuação", ressalta o autor do projeto, em sua justificativa. 

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/