Ponto e Vírgula 08/11/2024

Ponto e Vírgula 08/11/2024

Sobe - Câmara de Feira por promulgar Projeto de Lei que extingue a remoção de ambulantes e apreensão de suas mercadorias, no âmbito do comércio feirense. 

Desce - Os latino-americanos, que estão nos EUA, e votaram em Donald Trump porque esse prometeu deportar e impedir que outros irmãos imigrantes entrassem ou ficassem no País.

Colbert Martins 

A data em que se completam 30 anos da morte do ex-prefeito e destacado líder político feirense, Colbert Martins da Silva, 7 de novembro, foi registrada na Câmara Municipal com um minuto de silêncio, na manhã de ontem. Político por vocação, construiu sua história de vida nesta cidade e faleceu aos 65 anos de idade, deixando um legado de obras e serviços que ainda hoje são referência na cidade, especialmente nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Odontólogo, chegou a exercer a profissão, mas foi na carreira pública que se destacou. Na política registrou vitórias sucessivas, no Executivo e no Legislativo. Grande líder regional do MDB (depois PMDB), teve três mandatos de vereador, dois de deputado estadual e dois de prefeito de Feira de Santana, além de secretário municipal. Na Prefeitura, um dos pontos altos de sua gestão foi a prática de transferir a estrutura administrativa para bairros e distritos, reafirmando seu estilo popular de governar.

Comanda Maria Quitéria 

Primeiro reitor e um dos principais responsáveis pela fundação da UEFS, o médico e educador Geraldo Leite, recebeu, em uma única noite, a Comenda Maria Quitéria, o título de Membro Emérito da Academia de Educação de Feira de Santana, de Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e o certificado de Associado Honorário do Rotary Clube. As honrarias foram concedidas em sessão solene da Câmara Municipal. A Comenda atendeu a um projeto de decreto legislativo proposto pelo então vereador Lulinha (UB). Ausente do Legislativo, neste momento, coube à vereadora Gerusa Sampaio (UB), a organização da cerimônia. Nascido em Aracaju, no Estado de Sergipe, em 1926, Geraldo Leite "destacou-se, desde cedo, pela liderança e vontade de fazer a diferença", disse Gerusa Sampaio.

Orçamento 2025

O relator do projeto de orçamento de 2025, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), disse à Folha que a demora para um acordo em torno do projeto que regulamenta a execução das emendas parlamentares pode acabar postergando a votação da lei orçamentária para o ano que vem. A votação do projeto das emendas visa atender à determinação do ministro Flávio Dino, do STF, por maior transparência no repasse e execução dessas verbas. O relator alertou que o tempo é muito curto para aprovação da LDO e do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária) de 2025. 

Negou 

O senador Jaques Wagner (BA), cotado como um dos possíveis nomes para assumir a direção do PT nacional, negou que exista qualquer tipo de articulação em seu entorno para assumir a cadeira. Em uma publicação nas redes sociais, o congressista afirmou que se sente "honrado com a lembrança" e defendeu o nome do ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, para o posto.

Oposição

A liderança de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve mudar de comando a partir de 2025. O atual líder, Alan Sanches (UB), declarou que não pretende continuar no posto. "Não desejo continuar. Já dei a minha contribuição. Vou terminar e entregar dia 1º de fevereiro. Vou ver um outro espaço para contribuir de outra forma. Dois anos acho que é suficiente. A gente precisa oxigenar, dar oportunidade a outros para exercer esse papel. É importante terem essa experiência política, ter jogo de cintura. Tanto na oposição, que você tem que ter um jogo de cintura, como na base governista. Vou chegar ao final exercendo o papel", declarou, ao ser questionado pela reportagem sobre o assunto. 

Suspensa 

A reunião comandada pelo presidente Lula sobre o pacote de corte de gastos do governo federal foi suspensa depois de mais de três horas, ainda sem definição. De acordo com a publicação, a expectativa é que das discussões no Palácio do Planalto saia uma decisão sobre valores e áreas em que o Executivo vai propor a redução de despesas. 

Temer 

O ex-presidente Michel Temer (MDB) negou a possibilidade de ser vice de Jair Bolsonaro (PL), em uma possível disputa para as eleições presidenciais em 2026. Ele desmentiu qualquer intenção de retornar à vida política. Temer afirmou "saí da vida pública" e que "já fiz o que tinha que fazer ao longo de 32 anos [de política]". Ele ainda enfatizou que nunca conversou com Bolsonaro sobre a possibilidade e que não poderia ser convencido. Temer afirmou também que conversa com o ex-presidente apenas de forma eventual.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/