Ponto e Vírgula 08/10/2024

Ponto e Vírgula 08/10/2024

Sobe - A tranquilidade do povo feirense no dia da eleição por não registrar incidentes mais graves.

Desce - Os 94.676 eleitores que se abstiveram, votaram nulo ou em branco, em Feira de Santana e, por isso, perdem o direito moral de reclamar dos governantes ou dos legisladores.

Avante

O Avante, capitaneado pelo ex-deputado federal Ronaldo Carleto, foi o grande vencedor do pleito deste ano. O partido que não tinha um prefeito sequer na Bahia, sob seu comando, em apenas 1 ano, tornou-se o segundo partido com o maior número de prefeitos eleitos, no Estado. São 60 eleitos e mais um grande número de vices e de vereadores. O próximo objetivo do partido é eleger um grande número de deptuados estaduais e federais. Na última eleição nacional, o partido elegeu apenas 1 para cada casa legislativa.

Abstenção

As eleições municipais de Feira de Santana registraram um total de 71.174 eleitores que não compareceram às urnas, o que representa um expressivo índice de abstenção. Esse número reflete o distanciamento de uma parcela significativa do eleitorado, seja por desinteresse, dificuldades logísticas ou outros fatores. A abstenção elevada pode impactar diretamente o resultado das eleições, reduzindo o universo de votos válidos e alterando as projeções de apoio popular às candidaturas.

Votos nulos

Nas eleições municipais de Feira de Santana, 3,72% dos eleitores optaram por anular seus votos, totalizando 13.215 votos nulos. Esse percentual reflete a insatisfação ou indecisão de uma parcela dos eleitores, que preferiu não escolher entre os candidatos disponíveis. O número de votos nulos influenciou o resultado final, pois, reduziu o total de votos válidos que determinam o coeficiente eleitoral e, consequentemente, a distribuição das cadeiras, na Câmara Municipal.

Votos brancos

Além dos votos nulos, 2,89% dos eleitores de Feira de Santana, ou 10.287 pessoas, votaram em branco, nas eleições municipais de domingo passado. O voto em branco, que não é considerado na contagem dos votos válidos, representa um sinal de apatia ou protesto contra as opções eleitorais. Embora não altere diretamente o resultado, esse número mostra a importância de entender o perfil dos eleitores que optaram
por não se posicionar.

Votos Válidos

Com 332.051 votos válidos, Feira de Santana teve uma participação significativa dos eleitores que efetivamente escolheram seus candidatos. Esse número é crucial para determinar a composição final da Câmara Municipal, já que o cálculo do coeficiente eleitoral depende diretamente da quantidade de votos válidos registrados.

A força do vereador

Um registro importante é que regularmente nas eleições, os votos dados aos candidatos a vereador sempre vêm em quantidade maior que aquela dada a prefeitos. Isso é uma demonstração da importância do número grande de vereadores em uma campanha, pois, estes se consagram como os maiores ajuntadores de votos. São eles que abrem as portas dos eleitores para as palestras e visitas dos candidatos da majoritária. Em Feira de Santana, foram 332.051 para vereador e 329.834 para prefeito.

Registro É bom registrar que, embora o PSOL não tenha conseguido o quociente eleitoral pela fragilidade dos outros  candidatos a vereador do partido, Jhonatas Monteiro demonstrou que para o segmento político que ele atua, preencheu o quesito confiança e luta pelo que acreditam programaticamente e, por isso, passou, com louvor, a sua atividade como vereador, nos últimos quatro anos. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 10 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/