Ponto e Vírgula 08/01/2025
Sobe - Cineasta Walter Salles por dirigir dois filmes de sucesso internacional culminando com o reconhecimento do público de Fernando Montenegro, a mãe; e, agora, da filha e também atriz Fernanda Torres, pela crítica.
Desce - Ex-prefeitos e ex-presidentes de câmaras de vereadores que cometeram dilapidação em instalações públicas e sonegação de dados essenciais às novas administrações
Regulando
Já corre a boataria entre lideranças da atual administração do município de Feira de Santana, que a Agência de Regulação, dirigida atualmente pelo Colbertzista Moura Pinho, deverá ser extinta. E parece que não pela origem do atual dirigente. Mas que ela é dispensável e ninguém explicou, ainda, porque ela foi criada no governo de Tarcízio Pimenta. Técnicos a consideram dispensável. Especulam, ainda, que uma outra, com objetivos outros, incluindo parte do que compõe a atual agência pode ser criada. Mas aí, como haverá a possível extinção, o diretor poderá ser um outro nome. Se incluir outros objetivos na atual, aí ele ficaria.
Confirmado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a substituição de Paulo Pimenta na Secretaria de Comunicação Social (Secom), encerrando semanas de especulações sobre mudanças na pasta. O novo titular será Sidônio Palmeira, marqueteiro que atuou na campanha presidencial de Lula em 2022. Lula e Pimenta se reuniram ontem (7) no Palácio do Planalto, onde o ministro confirmou ao Metrópoles a troca no comando da Secom.
Ironia
O secretário de Políticas Digitais do Governo Lula, João Brandt, afirmou que a decisão da Meta de acabar com o sistema de checagem de fatos é "convite para ativismo da extrema direita". A declaração foi dada ontem (7), mesmo dia que Mark Zuckerberg, dono da plataforma, anunciou que o Facebook e o Instagram seguiriam o mesmo modelo do X (ex-Twitter). O próprio Zuckerberg afirmou que a medida será adotada primeiramente nos Estados Unidos. Depois, o sistema vai ser implantado em outros países.
Líder do PDT
A bancada do PDT na Câmara Municipal de Salvador escolheu o vereador Omar Gordilho como líder do partido na Casa. As vereadoras Débora Santana e Roberta Caíres serão vice-líderes, enquanto o outro representante da sigla, o vereador Anderson Ninho, manteve a posição que já ocupava na Mesa Diretora, a de ouvidor substituto. Omar, que já foi presidente da Limpurb e secretário municipal de Ordem Pública no primeiro governo do prefeito Bruno Reis (União Brasil), está no primeiro mandato na Câmara. Nas eleições de outubro, ele foi o vereador mais bem votado do PDT na capital e o quarto no geral.
Preocupação
Integrantes do PT expressam preocupação com a baixa adesão ao ato marcado para o dia 8 de Janeiro, intitulado "Abraço à Democracia", especialmente devido ao período de recesso deste mês. Conforme informações da CNN, vários deputados já sinalizaram que não participarão do evento devido a viagens previamente agendadas. Para evitar um possível esvaziamento da mobilização, a sigla petista adotou uma estratégia de convocação, pedindo à militância que confirme sua presença de forma antecipada.
TRE
Com o fim do Recesso do Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) retomou as atividades ontem (7), em Salvador e nos demais municípios do Estado da Bahia. A Central de Atendimento ao Público (CAP), localizada na sede do TRE-BA em Salvador, está disponível para atender eleitores e eleitoras, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A Justiça Eleitoral oferece serviços como alistamento (1ª via do título de eleitor), revisão de dados cadastrais, mudança de local de votação, regularização de título cancelado, emissão de certidões eleitorais, entre outros.
Inferno e o Hamas
O presidente eleito Donald Trump afirmou nesta terça-feira (7) que, caso os reféns mantidos em Gaza pelo Hamas não sejam libertados até sua posse em 20 de janeiro, "o inferno vai se instalar no Oriente Médio". A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada em Mar-a- -Lago, na Flórida. A informação é de uma matéria do Metrópoles. "Não será bom para o Hamas e não será bom, francamente, para ninguém. O inferno vai explodir. Não preciso dizer mais nada, mas é isso", disse Trump, acrescentando que "nunca deveria ter havido" o ataque de 7 de outubro do Hamas a Israel.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.