Ponto e Vírgula 07/12/2024
Sobe - Polícia Militar por arrecadar e doar uma tonelada de alimentos ao programa Bahia Sem Fome.
Desce - Policiais militares suspeitos de integrar grupos de extermínio alvos de operação do MPBA e SSP.
Pedido de ajuda
Inclusão social, cultural e educacional, de jovens e adolescentes, por meio da música. Esta é a proposta da Associação Musical e Social de Feira de Santana (Banda Musical Nossas Estrelas), que busca o apoio da Câmara de Feira de Santana para manter e ampliar o projeto. O presidente da entidade, Joel Marcos Freitas de Carvalho, usou a Tribuna Livre da Casa da Cidadania, esta semana, para pedir o apoio dos vereadores e da sociedade, visando a continuidade do trabalho da associação, que tem sede no bairro Campo do Gado.
Mobilização
Prefeitos baianos vão desembarcar, em Brasília, na terça- -feira (10/12), para a última mobilização do ano na Capital Federal, convocada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). A iniciativa tem como objetivo mobilizar os deputados federais para aprovação da PEC 66/2023 que prevê o Refis previdenciário. Na programação, os prefeitos se reunirão com a Bancada Federal da Bahia, às 16h.
Mobilização I
A proposta foi aprovada no Senado e seguiu para a Câmara dos Deputados, onde foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que suprimiu parte do texto que previa a reforma da previdência dos regimes próprios dos municípios. Os gestores solicitam agora que seja aprovado o regime de urgência para que a matéria vá a votação, no plenário da Câmara e seja promulgada.
Rejeitou
O Supremo Tribunal Federal (STF), alcançou, ontem (06), maioria para rejeitar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que solicitava o impedimento do ministro Alexandre de Moraes, na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Votaram a favor da manutenção de Moraes na relatoria: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Alexandre de Moraes, por sua vez, se declarou impedido de participar da votação.
Bancada baiana
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), ganhou nesta semana, o apoio de mais uma importante bancada em sua corrida pela presidência da Câmara. Na quarta passada (4), o parlamentar se reuniu na sede do Republicanos, em Brasília, com os deputados da Bahia.
Bancada baiana I
De acordo com o deputado José Rocha (União), a bancada, que conta com 39 parlamentares, oficializou seu apoio a Hugo, após a desistência da candidatura do companheiro de Estado, deputado Elmar Nascimento (União). Rocha afirmou que ele fez, dentre outras promessas, a distribuição mais equilibrada das pautas prioritárias entre todas as bancadas.
Lira e a metáfora
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, admitiu que já não tem mais o mesmo poder de antes. A declaração foi dada após reunião com os líderes que antecedeu a votação das urgências dos projetos do pacote fiscal. Lira fez um apelo para aprovar as urgências das matérias, ele mencionou a metáfora do "café frio", muito usada em Brasília para se referir a políticos em final de mandato e sem o mesmo prestígio de outros tempos. "Não é que meu café esteja frio, eu não tenho nem mais café para servir", afirmou o parlamentar.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.