Ponto e Vírgula 07/01/2025

Ponto e Vírgula 07/01/2025

 Sobe - Fernanda Torres por ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, vitória é inédita para o Brasil na categoria 

Desce - Homem preso por ter ido ao banheiro feminino filmar partes ítimas de mulheres no HEC/Feira de Santana

Eleições 

Eleições A eleição terminou? Sim, a de 2024, pois a de 2026 já começou. O suplente de deputado Zé Chico (União Brasil) espalho em sites de Feira, a semana passada, que é, sim, candidato a deputado federal e isto é inegociável. O presidente da Câmara, Marcos Lima (União Brasil) já declarou que o seu candidato a deputado estadual é o Pastor Tom (SDD) e o vereadore Zé Carneiro Rocha já fechou compromisso com Dal (União Brasil), para deputado federal. 

Encrenca 

Para governador, o atual Jerônimo Rodrigues é candidato à reeleiçião. Já uma candidatura de ACM Neto, seu opositor, parece estar subindo ao telhado. Explico: a operação Overclean acerta, em cheio, o candidato do União Brasil que teve o nome citado com ligações com o "rei do lixo" Marcos Moura. Diz-se até servindo como facilitador de contratos em outros estados com políticos ligados ao mesmo partido. 

Novo procurador 

A Câmara Municipal de Feira de Santana já nomeou Eurico Agostinho Santana Neto, como o novo Procurador Geral da Casa. A escolha foi feita pelo Presidente Marcos Lima (União Brasil). Natural de Feira de Santana, Eurico é filho de Anatalina dos Santos Pereira, lavadeira, e de Eurico Agostinho Santana Filho (in memoriam), sapateiro da Praça da Prefeitura. Foi criado no bairro Baraúnas e estudou no ensino público. Formou-se em Direito e atua na área de Direito Público. Atualmente é mestrando em Direito pela Universidad Europea del Atlántico, na Espanha, com enfoque em Direitos Sociais. 

Voltou 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a despachar no Palácio do Planalto na manhã de ontem (6), quase um mês depois de sua última agenda na sede da Presidência - no dia 9 de dezembro, véspera da cirurgia de emergência a que foi submetido no crânio. A informação é da coluna Radar, da revista Veja. Desde que retornou de São Paulo, onde ficou cinco dias internado, para Brasília, ele vinha trabalhando no Palácio da Alvorada e na Granja do Torto, residências oficiais do presidente. 

A mesma coisa 

Criticada pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022, a imposição de sigilo de 100 anos a informações consideradas pessoais, prática adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), se manteve no terceiro mandato do petista. Desde a troca de governo, há dois anos, a Controladoria-Geral da União (CGU) chegou a editar normas internas para restringir o sigilo centenário sobre "informações que abordem a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de cidadãos. 

3º colocado 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que os resultados da pesquisa Atlas/Intel, que o colocaram na terceira posição entre os prefeitos entre as capitais mais bem avaliados do Brasil, "comprovam" o resultado obtido por ele nas eleições municipais de 2024, quando registrou quase 79% dos votos nas urnas. A pesquisa da Atlas/Intel foi divulgada no sábado (4). No levantamento, Bruno Reis fica atrás de Dr. Furlan (Macapá), que ocupa a primeira posição, e JHC (Maceió) em segundo colocado. Para a prefeitura de Salvador foi computado ainda uma aprovação de 74% no setor de Obras Públicas. 

Marqueteiro baiano e Lula 

O marqueteiro baiano Sidônio Palmeira desembarcará em Brasília na quarta-feira (8) para ter a conversa definitiva com Lula sobre sua ida para a Secom. A reunião entre o marqueteiro e o presidente deve ocorrer entre quarta e quinta-feira (9). A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. De acordo com o colunista, as conversas para a reforma ministerial que vai acontecer neste início de 2025 começarão de leve em janeiro. Só vão ganhar tração de fato em fevereiro, logo depois as eleições dos novos presidentes da Câmara e do Senado, marcadas para 1º de fevereiro. 

Regra alterada 

O Ministério de Minas e Energia publicou ontem (6) alterações na portaria que contem as regras para a realização de um leilão, a ser realizado em junho deste ano, que visa contratar mais potência para o sistema elétrico brasileiro. A mudança tem como fim, permitir uma maior participação de usinas termelétricas existentes no leilão. Segundo matéria da Folha de São Paulo, a publicação no Diário Oficial da União (DOU) detalha que as termelétricas existentes poderão disputar contratos para entrega de potência a partir de 2028, 2029 e 2030, alterando o texto da semana passada que abria essa possibilidade apenas a novos empreendimentos. 

Coronéis 

A Justiça Militar enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) sua investigação sobre quatro coronéis suspeitos de elaborar uma carta, divulgada em novembro de 2022, que pressionava o então comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir ao que chamam "golpe de Estado". A decisão é da 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM). Segundo matéria do InfoMoney, o documento é intitulado de "Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro" e foi assinado por 37 militares. Sendo recebido, posteriormente, pelo tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/