Ponto e Vírgula 06/06/2024

Ponto e Vírgula 06/06/2024

Sobe - Arraiá do Feiraguay e a Vila Junina Boulevard, por reunirem muita regionalidade e tradição.

Desce - Homem preso por agressão contra companheira no bairro Tanque da Nação.


Interlocutor político

O principal interlocutor de comunicação para informações políticas, o site O Protagonista, comandado pelo jornalista Augusto Ferreira, informou, ontem, antes de qualquer órgão de comunicação da cidade, a informação privilegiada de que secretários do governo Colbert Filho, estão se descompatibilizando dos respectivos cargos para possível disputa nas eleições deste ano. Citou os nomes de Moura Pinho (Agência Reguladora); Sérgio Carneiro (Semob); Wilson Falcão (Desenvolvimento Econômico) e, possivelmente, Liu (Mulher). Essa última não foi divulgada por Augusto.

Cabo de Guerra

Fontes ligadas ao prefeito Colbert Martins (MDB), afirmam que a descompatibilização de Sérgio Carneiro e Wilson Falcão, que aconteceram ontem (5), é um passo gigantesco na candidatura de Sérgio para prefeitura de Feira de Santana. Com isso, Colbert não apoiaria nem Zé Ronaldo (UB), nem Pablo Roberto (PSDB) e mostrará a sua força nas urnas. Vamos acompanhar.

Servidores Municipais

O Projeto de Lei relativo ao reajuste salarial dos servidores municipais da Prefeitura de Feira de Santana, ano 2024, se encontra na Câmara de Vereadores, para análise e votação. A informação é do vereador Pedro Américo (Cidadania), que durante pronunciamento na Casa da Cidadania, destacou a 'atitude positiva' do Governo Municipal. De acordo com o parlamentar, a proposta do Poder Executivo estabelece um percentual de 4% referente ao aumento salarial da data base dos funcionários públicos. "O projeto foi protocolado, hoje, aqui no Legislativo. Ficamos satisfeitos em saber que os trabalhadores terão o seu reajuste garantido", observou

Acordo

Na manhã de ontem (5), o vereador Correia Zezito (PL), usou a tribuna para "cutucar" o presidente do PP, em Feira de Santana, o Empresário Yuri Guimarães. "Do PP e os 7 pré-candidatos pelo partido, só falta Emerson Minho aceitar apoiar José Ronaldo, porque Paulão fez o lançamento e ajoelhou nos pés dele [Ronaldo], como Nelsinho da Kammy's. A senhora, vereadora Eremita, os braços não estão abertos para a senhora, Zé Ronaldo não quer, também não quer Luiz da Feira. E surpresas virão mais ainda. Agora eu quero ver. O poderoso Yuri, qual o verdadeiro acordo dessa parceria?", questionou.

Mudança de local

O vereador Edvaldo Lima (MDB), propôs na manhã de ontem (5), um projeto para pedir a mudança do local da Micareta. O edil sugere que a festa momesca não aconteça mais na Avenida Presidente Dutra, mas, no Parque de Exposições João Martins da Silva


Serra Preta

A cidade de Serra Preta, que está em clima de ebulição política, já tem chapa de prefeito e vice-prefeito para ser lançada. Domingo (9), a partir das 15h, serão anunciados como pré-candidatos a prefeito Vando Figueiredo e vice-prefeito Igor Almeida, com o slogan "É hora de renovar". O evento será no Clube de Campo Bravolândia.

PT

Vitorioso nas últimas cinco eleições ao governo da Bahia, tendo o governador do Estado filiado, o Partido dos Trabalhadores chega para o pleito municipal de 2024 com um número de prefeitos maior do que elegeu em 2020. Em levantamento promovido pelo Bahia Notícias, os dados apontam que o PT possui 48 prefeituras pelo Estado, em quarto lugar, atrás apenas do PSD, Avante e o PP. Com crescimento exponencial de 45% desde 2020, quando saiu das urnas com 33 cidades sob sua gestão, o PT atualmente está organizado em 394 municípios, com diretórios municipais ou comissões provisórias.

Direito de créditos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar que autoriza União, estados e municípios a vender o direito de créditos que eles têm que receber. O texto permite que os entes negociem o direito desses créditos, sendo eles tributários ou não tributários - inclusive quando inscritos em dívida ativa. Os ativos podem ser vendidos a entidades privadas ou fundos de investimento regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), além de sociedades de propósito específico.

Desfiliação

Por maioria de votos, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral conheceu de consulta feita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e deliberou que a simples celebração de federação partidária não é apta a caracterizar justa causa para desfiliação. A decisão foi tomada na sessão administrativa. A consulta teve como relator o ministro Nunes Marques. Na consulta, a legenda perguntou ao TSE se a reunião de partidos políticos em federação partidária pode ser considerada hipótese de justa causa para desfiliação sem perda de mandato diante de mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/