Ponto e Vírgula 05/06/2024
Sobe - Guarda municipal por frustrar tentativa de roubo, em loja, na Getúlio Vargas.
Desce - Maioria dos deputados baianos que votaram a favor da privatização de praias.
Alerta
Diversos dispositivos legais, a exemplo da obrigatória educação ambiental e a determinação das unidades escolares implantarem coleta seletiva (exigida a partir de 2007), não estão sendo cumpridos pela Prefeitura de Feira de Santana. O alerta foi
feito pelo ex-diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Dias, que usou a Tribuna Livre da Câmara, ontem (4). Nesta quarta, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Representante da Associação de Produtores Rurais do distrito Governador João Durval Carneiro, ele falou sobre os vários problemas nesta área, no Município. Segundo o ambientalista, as consequências das recentes inundações ocorridas no Município são culpa da gestão do prefeito Colbert Martins (MDB).
Destaque
Médico de destaque na área de saúde coletiva, com forte atuação neste Município, o feirense Deraldo Coutinho Pereira Filho receberá do Poder Legislativo Municipal a Comenda Maria Quitéria. Proposta pelo vereador Correia Zezito (PL), a iniciativa
de concessão da honraria foi aprovada por unanimidade na Câmara. "Trata-se de homenagem a um profissional, que além dos relevantes serviços prestados, possui grande destaque no cenário médico do nosso Município", diz o vereador, na justificativa ao projeto. Graduado pela Universidad Cristiana de Bolívia (2016), Deraldo Coutinho atualmente exerce suas atividades no âmbito do Programa Saúde da Família, em Feira de Santana.
G10
Com a responsabilidade de intermediar demandas e dar suporte a um grupo de deputados que tem mostrado insatisfação com a condução política do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Angelo Coronel (PSD) assumiu a liderança desse
chamado "G10" da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O grupo é uma extensão do G7 formado por parlamentares do PL e do PP, por exemplo, que em 2022 marcharam com a oposição na corrida pelo governo da Bahia e migraram o apoio na Casa Legislativa para Jerônimo Rodrigues (PT), pouco após a apuração das urnas. Confira abaixo a composição do grupo: Antônio Henrique (PP); Felipe Duarte (PP); Hassan Iossef (PP); Nelson Leal (PP); Niltinho (PP); Raimundinho da JR (PL); Vitor Azevedo (PL); Luciano Araújo (SD); Larte do Vando (Podemos); Angelo Coronel Filho (PSD).
UPB
A União dos Municípios da Bahia (UPB) deu sequência à articulação, em Brasília, para garantir a continuidade da desoneração da folha das prefeituras a partir de 2025. O presidente da entidade, prefeito Quinho de Belo Campo, esteve reunido com o senador Jaques Wagner, relator do Projeto de Lei que tratará da desoneração da folha nos próximos anos. O benefício negociado com o governo para este ano mantém os 8% sobre a folha de pessoal que antes era de 20%. Wagner garantiu que os municípios serão ouvidos na construção da nova proposta, que deve tramitar no Congresso Nacional nos próximos meses. O senador explicou que o texto deve incluir, ainda, o parcelamento da dívida previdenciária, com limitador de desconto na receita das prefeituras.
PSD
Devagar se vai longe. A máxima, muito utilizada em processos que custam a acontecer, é o retrato claro da atuação do PSD na Bahia com relação ao domínio de prefeituras espalhadas pelo Estado. Desde 2020, quando saiu das urnas com 107 prefeitos, o partido chega para o pleito deste ano com um crescimento de 16,8%, totalizando 125 cidades sob o comando. Com o número, o PSD é disparado o partido com maior número de cidades com prefeitos filiados. O PSD conseguiu atrair 32 prefeitos desde 2020. Dos eleitos no último pleito, 93 prefeitos permanecem no partido, mantendo o "corpo forte" da legenda e a expansão pelos mais diversos territórios da Bahia.
TRE-BA
O TRE-BA passa a ter uma nova composição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Danilo Costa Luiz e Ricardo Borges Maracajá para as funções de desembargador titular e substituto, respectivamente. Conforme decreto publicado, no Diário Oficial da União, de ontem (4), também assinado pelo ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, Danilo Costa Luiz ingressa no TRE-BA devido ao término do primeiro mandato de José Batista de Santana Júnior. Danilo Costa Luiz tem atuação profissional na Bahia e em Brasília, com escritório em Salvador.
Facilitou
O prefeito Bruno Reis (UB), durante anúncio da sua pré-candidatura à reeleição, na tarde de segunda-feira (3), disse que o partido Republicanos "facilitou o diálogo" para escolha da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) como pré-candidata ao mesmo cargo. Até então, o partido demonstrava interesse em indicar o nome que comporia a chapa do prefeito. "Hoje tenho uma profunda relação de amizade com o Republicanos, que, sem sobra de dúvida, facilitou o dialogo e tornou ele muito mais fluído, e todos compreendem que temos uma vice. Essa posição estava ocupada por uma grande mulher, que vem fazendo um grande trabalho. Em todas as áreas da Prefeitura que ela teve a oportunidade de atuar, ela se destacou", afirmou Bruno.
Negacionista
Vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, classificou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), como "negacionista, no que se refere à violência", ao comentar os números da educação e da segurança pública no Estado. "Nunca os baixíssimos índices de educação estiveram tão relacionados com os altíssimos índices de violência como estão hoje, no Estado da Bahia. A gente pode ver aqui o exemplo da cidade de Salvador. Mais de 22 escolas somente da rede municipal já foram obrigadas a fechar as portas por falta de segurança. Isso prejudicou a vida de mais de sete mil alunos", afirmou ACM Neto.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.