Ponto e Vírgula 04/10/2024
Sobe - Campanha Outubro Rosa por provocar despertamento nas mulheres para cuidarem da saúde.
Desce - Candidatos que descuprem legislação ele.
Blitz
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), está proibida de fazer bloqueios em estradas durante as eleições municipais que acontecem no próximo domingo (6). A medida foi determinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e anunciada ontem (3). A ação acontece dois anos após a tentativa da corporação em impedir que os eleitores trafegassem pelas rodovias, rumo aos seus respectivos colégios eleitorais durante as eleições de 2022, que consagrou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como presidente.
Simulador de voto
Os eleitores que desejarem ter uma experiência de votação antes do dia 6 de outubro, podem usar o simulador de votação da Justiça Eleitoral. Para isso, basta acessar o site da Justiça Eleitoral (https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/ index.html) selecionar "Eleições Municipais", clicar em "votando no 1º turno", optar pelas instruções em áudio, na simulação e exercitar o voto, na ordem que será adotada no próximo domingo.
Cola eleitoral
A chamada cola eleitoral - papel com nomes e números dos candidatos - é permitida no dia da votação. Esse recurso serve como auxílio para facilitar o exercício do voto e pode ser consultado na cabine de votação. No entanto, a "cola" deve ser em papel, sendo vedada sua utilização em celulares ou dispositivos eletrônicos.
Missões nacionais
As eleições municipais de domingo (6), serão acompanhadas por cinco missões de observadores nacionais. A atuação de missões independentes é uma medida de praxe que ocorre em todas eleições. De acordo com informações divulgadas na quinta-feira (3), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as equipes credenciadas pelo tribunal vão percorrer 23 estados durante o pleito para verificar a transparência e a integridade das eleições brasileiras. Ao todo, as missões terão 259 pessoas para realizar a fiscalização. Somente o Amapá, Piauí e Tocantins não receberão a visita de observadores nacionais.
Tranquilidade democrática
Às vésperas do 1º turno, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, declarou na quinta-feira (3), que espera que as eleições representem um momento de "tranquilidade democrática" e "civismo responsável". "Este é um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável e alegria. Não esperamos que ocorram práticas de ofensa, violência ou rejeição às diferenças, pois, é justamente dessas diferenças que construímos a pluralidade, um direito constitucional. Desejamos que este seja um momento de tranquilidade e alegria cívica para todas as pessoas no Brasil", afirmou.
Desvio
O Ministério Público Eleitoral em São Estevão deve apurar se o prefeiturável Tiago Gomes Dias, o Tiago da Central (União Brasil), cometeu irregularidades no uso de dinheiro dos fundos de financiamento de campanha e partidário. A suspeita envolve um suposto esquema de desvio por meio de uma empresa contratada para emitir notas fiscais sem a devida prestação de serviços. Segundo documento protocolado na Promotoria Eleitoral, a Shieck Comércio & Serviços de Apoio Administrativo Ltda, já teria recebido neste ano de Central R$ 95.565,00, o equivalente a 32% dos recursos da campanha atual.
Monitoramento das eleições
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública dará início ao monitoramento das Eleições 2024, na sexta-feira (4). Durante 72 horas, até o dia 7 de outubro, cerca de 40 órgãos estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços, estarão atuando de forma ininterrupta, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.