Ponto e Vírgula 03/01/2025
Sobe - Campanha Janeiro Branco por promover ações para valorização da saúde mental em Feira de Santana
Desce - José Braga Barrozo (PSB), prefeito de Santa Quitéria (CE), por ter sido preso e impedido de tomar posse horas antes da cerimônia
Utilidade pública
O Conselho de Ministros Pentecostal de Feira de Santana (COMPEFS) teve a declaração de utilidade pública aprovada pela Câmara Municipal. O documento facilita, dentre outros benefícios, a obtenção de recursos _ inclusive públicos _ para a realização de ações voltadas para a população, especialmente as comunidades do bairro Tomba. O projeto número 36/2024 foi uma iniciativa do vereador Edvaldo Lima (União Brasil) e obteve a aprovação unânime dos demais vereadores da Casa Legislativa. De acordo com o vereador, o Conselho é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos. A sede social fica localizada na rua Comendador Oyama Figueiredo, nº 96, bairro Tomba.
O problema dos fios
A problemática de fios caídos em vias públicas, abandono de fiação aérea e de equipamentos relacionados a ela, em postes instalados em Feira de Santana, pode ser solucionada em breve. É que a Câmara aprovou, em dezembro passado, um projeto de lei, em primeira e segunda discussões, obrigando concessionárias ou permissionárias de energia elétrica, e empresas privadas que operam ou utilizam a rede aérea no Município a realizarem o alinhamento, a identificação e a retirada de fios que se encontrem nestas condições. Apresentada pelo, agora, ex-vereador, Jhonatas Monteiro (PSOL), a proposição determina que a Prefeitura notifique a concessionária a realizar a retirada dos materiais excedentes e sem uso, dando um prazo de 30 (trinta) dias para apresentação de um plano de remoção.
Câmara de Salvador
Como já era esperado, o vereador Carlos Muniz (PSDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Salvador. Em sessão plenária convocada para a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, ele recebeu 39 votos, dois a menos do que o previsto, entre os 43 edis da Casa. O vereador Hamilton Assis (PSOL), que concorreu ao mesmo cargo, obteve apenas dois votos. Houve ainda um voto nulo e uma abstenção.
Taxa de juros
O aumento da taxa básica de juros e a piora das condições financeiras são fatores que devem contribuir para um crescimento menor da economia brasileira em 2025. As expectativas, no entanto, estão longe de um cenário recessivo ou mesmo de estagnação. O consumo deve continuar a crescer, impulsionado por fatores como mercado de trabalho aquecido, gastos governamentais ainda relevantes e safra agrícola contribuindo para as exportações.
De olho em 2026
Após colherem vitórias nas eleições municipais de 2024, das quais a centro-direita saiu fortalecida, governadores de oposição ao presidente Lula (PT) buscam o caminho para disputar o Palácio do Planalto em 2026. Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível por duas condenações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ratinho Junior (PSD-PR), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Romeu Zema (Novo-MG) são cotados para a Presidência.
Derrubou
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça derrubou, em decisão liminar, trecho do edital de licenciamento de bets da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro) que indicava que os sites com permissão do estado poderiam atuar em todo território nacional. A Loterj e o governo fluminense devem cumprir a decisão no prazo de cinco dias contados a partir de ontem (2). Empresas barradas pelo Ministério da Fazenda em lista divulgada na última terça-feira (31) continuaram a operar em todo o país, sob o argumento de ter a permissão da Loterj.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.