30/07/2024
Sobe - Bahia e Canadá se unem para estreitar relações em diversos setores.
Desce – Times feirenses por não manterem representatividade do município na elite do futebol baiano.
AGIR mudou
O AGIR, que apoiava Pablo Roberto, depois que este renunciou sua candidatura aderindo à do pré-candidato José Ronaldo, retirou o apoio e nomeou, no último domingo (28), um novo diretório municipal, com o objetivo de apoiar à candidatura de Zé Neto (PT). Na edição de hoje deste jornal, a nova direção lançou edital adiando a data da convenção, que seria realizada hoje (30), para o próximo dia 3, juntamente com a do candidato petista. O novo presidente é Murilo Ramon Pereira Pinto. O partido informou, ainda, que manterá a candidatura dos que estão filiados e desejam disputar o pleito.
Targino
O ex-deputado Targino Machado declarou, ontem (29), seu apoio à pré-candidatura de José Ronaldo de Carvalho (UB) nas eleições 2024. Em sua fala, Targino justificou sua decisão de deixar a posição de observador para se engajar ativamente na campanha de Ronaldo. "Minha vontade era permanecer na arquibancada assistindo ao movimento das pedras nos tabuleiros de dama e xadrez. No entanto, percebi que não posso me omitir. O caminho para lutar contra isso é a fé em Deus e a crença na boa política, por isso, decidi que não ficarei na arquibancada e estarei a partir de hoje na campanha de Zé Ronaldo de Carvalho", afirmou Targino.
Contas
O Tribunal de Contas do Estado já tem data para julgar as contas do primeiro ano do governo Jerônimo Rodrigues (PT). O relator Antonio Honorato informou que as contas serão apreciadas no dia 6 de agosto, na próxima terça-feira, a partir das 14h30.
Pesquisa
Um novo levantamento do Paraná Pesquisa divulgado testou nomes da direita e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a disputa do Governo Federal, nas eleições de 2026. A pesquisa mostrou números em diferentes cenários testados com Michelle Bolsonaro, dos governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas, Minas Gerais, Romeu Zema, e do Paraná, Ratinho Júnior, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, em uma possível disputa com Lula. Em um cenário espontâneo, Lula aparece à frente de Bolsonaro com 20,9% contra 17,9%.
Explicação
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vai ter que explicar a interrupção do ciclo de cortes da taxa básica de juros às comissões de Desenvolvimento Econômico e Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. O requerimento de convite ao chefe do BC foi aprovado antes do recesso parlamentar, e a oitiva de Campos Neto em uma audiência pública foi marcada para o dia 13 de agosto. Em junho, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu manter a Selic em 10,5% ao ano, o que suspendeu a sequência de redução da taxa. Dois requerimentos direcionados a Campos Neto foram apresentados nas comissões.
Se pronunciou
O presidente da Argentina, Javier Milei, disse na segunda-feira (29) que o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, foi derrotado nas eleições presidenciais realizadas no domingo (28) no país, e que a Argentina "não reconhecerá outra fraude". Ainda não há resultados oficiais divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, órgão responsável pelo peito. "Ditador Maduro, fora! Os venezuelanos decidiram acabar com a ditadura comunista de Nicolás Maduro.
Itabuna
Na tarde de sábado (27), o PT estadual decidiu afastar Jackson Moreira da presidência do diretório municipal do partido em Itabuna. Em seu lugar, Nina Rosa foi nomeada a nova presidente, com Miralva Moitinho assumindo a vice-presidência. A decisão veio após Jackson Moreira não aceitar a derrota na prévia do partido, optando por se rebelar contra a legenda e declarar apoio ao candidato de ACM Neto na cidade.
Responsabilidade fiscal
Às vésperas da eleição municipal, o presidente Lula (PT) fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV neste domingo para ressaltar conquistas de seu um ano e meio de governo. Ele aproveitou a ocasião para fazer uma comparação com a gestão de Jair Bolsonaro que teria, segundo ele, deixado o Brasil "em ruínas". O petista ressaltou ainda que barrou uma tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 e que a democracia venceu. "Cortaram os recursos da educação, do SUS e do meio ambiente. Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. Deixaram a maior taxa de juros do planeta. A inflação disparou e atingiu 8,25%. O Brasil era um país em ruínas. Diziam defender a família. Mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas" afirmou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.