25/10/2024

25/10/2024

Sobe - Coelba por formar 1ª turma exclusiva para mulheres da Escola de Eletricistas em Feira de Santana. 

Desce - Proprietário de furgão 'plotado' ilegalmente como veículo dos Correios apreendido na BR-324. 

Transição/Feira 

O prefeito eleito Zé Ronaldo (União Brasil), divulgou os nomes daqueles que vão compor sua equipe de trasição composta pelos seguintes nomes: Rodrigo Santos Matos, coordenador, além de Luiz Carlos de Carvalho Bahia Neto, José Pinheiro, Luciana Lima Flores Nascimento, José Francisco Pinto, Diego Santana Oliveira e Vagner Soares Souza. O período para os trabalhos geralmente tem início a partir do dia 15 de novembro.

UPB

A disputa pela presidência da UPB deve ganhar um novo nome para a disputa. Filiada ao Avante, a prefeita reeleita de Taperoá, Kitty, é o quadro escolhido pelo partido para o pleito que ocorre no início de 2025, conforme o presidente do Avante, na Bahia, Ronaldo Carletto. Carletto confirmou o nome da prefeita, indicando que a legenda terá representação na disputa, por conta do "tamanho político" que saiu da disputa nas eleições de 2024. "Tem cidades grandes com alguns nomes, mas, a UPB independente de cidade grande já teve vários presidentes, inclusive o atual, Quinho, sendo de uma cidade pequena. Nós, como somos o segundo maior partido com 60 prefeitos, estamos trabalhando para lançar um nome, sendo Kitty, de Taperoá", indicou Carletto.

Adolfo Menezes

As bancadas do PSD, PV e Avante oficializaram apoio à reeleição do deputado Adolfo Menezes, filiado ao primeiro partido, para a presidência da Assembleia Legislativa. No total, o parlamentar já acumula 16 declarações públicas de apoio, número que deve ao menos dobrar até o final de outubro. Adolfo, que ainda não se coloca publicamente como candidato, recebeu, na Assembleia, a visita do presidente do PV da Bahia, Ivanilson Gomes, e do deputado "verde" Vitor Bonfim, um dos candidatos ao cargo de primeiro vice-presidente da Casa - a Mesa Diretora é composta, no total, por oito cadeiras, além dos suplentes. A deputada Ludmilla Fiscina, da mesma sigla, não esteve presente no encontro, mas também declarou apoio ao colega do PSD.

Isento 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que se manterá isento em relação às próximas eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia. Ele, entretanto, acena com o desejo de ter um aliado no comando da Casa. "Me manterei isento no papel de governador, mas tendo naturalmente o meu interesse para que a Assembleia continue sendo bem conduzida", afirmou o petista.

PEC da segurança 

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deve apresentar a chamada "PEC da Segurança" aos governadores em novembro, durante encontro marcado para acontecer em Brasília. O convite para a apresentação da proposta teria partido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que é o organizador do encontro entre os mandatários estaduais. Ainda conforme divulgado, a PEC já foi apresentada a membros do Planalto, após reuniões do presidente Lula com ministros que já foram governadores, a exemplo de Rui Costa, atual chefe da Casa Civil. A proposta permite maior competência da União para coordenar o Sistema Único de Segurança Pública.

Pé de meia 

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana. O objetivo é que ele preste esclarecimentos detalhados sobre a execução do programa Pé de Meia. A iniciativa partiu da senadora Damares Alves (PL-DF), que busca entender a aplicação dos recursos destinados a esse programa. A audiência está marcada para ocorrer no Senado Federal, onde o ministro deverá explicar como os recursos foram repassados e se estavam em conformidade com a Lei Orçamentária. A Comissão de Assuntos Econômicos está empenhada em verificar se os repasses do programa Pé de Meia foram realizados de acordo com as normas legais e se estavam previstos no Orçamento aprovado.

Reforma administrativa 

A Coalizão das Frentes Parlamentares, que reúne cerca de 20 bancadas temáticas ligadas ao setor produtivo no Congresso Nacional, elegeu como uma de suas prioridades a PEC (proposta de emenda constitucional), da reforma administrativa para o ano de 2025. As mudanças incluiriam controle sobre supersalários e regras de avaliação de desempenho de servidores, entre outros pontos. Muitos destes pontos enfrentam resistência, no entanto, do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que tem histórico de proximidade com o funcionalismo federal.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/