Ponto e Vírgula 08/09/2021
Sobe - A lição de democracia patrocinada por feirenses que, em clima de paz, os dois grupos desfilaram por ruas da cidade.
Desce - A manifestação em Brasília, que se configurou como um atentado real ao estado democrático de direito, patrocinado por bolsonaristas.
Manifestações
Manifestantes pró-Bolsonaro se reuniram, na manhã de ontem (7), Feriado de Independência do Brasil, no final da Avenida Getúlio Vargas. Vestidos de verde e amarelo, defenderam medidas como o voto impresso e estão organizados pelo grupo denonimado Direita FSA.
Grito dos excluídos
O tradicional protesto do Gritos dos Excluídos, todos os anos realizado durante o desfile cívico de 7 de Setembro, foi às ruas de Feira de Santana, mesmo sem o desfile, que pelo segundo ano consecutivo não é realizado por conta da pandemia da covid-19. O ato contou com a presença de políticos de esquerda.
Confronto
Em conversa com apoiadores na manhã de ontem (7), o presidente Jair Bolsonaro preferiu manter o discurso de confronto. Ele convocou atos em defesa do seu governo neste Dia da Independência. "Nosso país não pode continuar refém de uma ou duas pessoas, não interessa onde elas estejam. Esta uma ou duas pessoas ou entram nos eixos ou serãosimplesmente ignoradas da vida pública.
Errou
A concentração do ato bolsonarista, no Farol da Barra, em Salvador, começou pontualmente às 9h de ontem (7). Em cartazes, havia protesto contra alguns políticos, encarados como inimigos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No entanto, os nomes de alguns políticos estavam grafados de forma errada. Era o caso do senador baiano Otto Alencar (PSD), integrante da CPI da Covid, chamado de 'Otton Alencar'. Outro que também foi alvo de uma grafia alternativa foi o presidente da comissão, o senador amazonense Omar Aziz (MDB), chamado de 'Omar Azis'.
Capitão Alden
O deputado estadual Capitão Alden (PSL) endossou ontem (7), durante ato de apoio ao governo Bolsonaro, em Salvador, o discurso do presidente da República a favor do impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Sem mencionar nomes, o parlamentar afirmou defender, contudo, que um eventual afastamento de "pessoas investidas de certos cargos" se dê com aval do Congresso.
Gasolina
Cada vez mais sob influência do governador de São Paulo, João Doria, o PSDB publicou nas redes sociais uma ironia entre o dia 7 de setembro e o preço da gasolina em partes do Brasil, que já atinge R$ 7 por litro. O perfil da sigla nas redes sociais publicou também as manifestações de Doria, sem referências tão explícitas a outros pré-candidatos do partido à presidência da República, a exemplo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do senador Tasso Jereissati (CE).
Carinho
Ao lado do presidente Jair Bolsonaro em Brasília, no 7 de Setembro, o baiano João Roma, ministro da Cidadania, falou sobre a data e agradeceu ao mandatário por "tratar a Bahia com tanto carinho".
Retirada de conteúdo
A pouco mais de um ano da eleição de 2022, o presidente Jair Bolsonaro editou uma MP (medida provisória) que impede as redes sociais de removerem conteúdo ou contas que violam as normas de uso das plataformas e libera a publicação de notícias falsas - a medida vem sendo chamada de Lei Trump de blindagem aos bolsonaristas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.