Violência contra mulher, trotes e poluição sonora lideram ocorrências no Cicom

SegurançaFeira de Santana

Violência contra mulher, trotes e poluição sonora lideram ocorrências no Cicom

Perturbação do sossego público corresponde a 25% das ocorrências 

Crédito: Divulgação
O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Feira de Santana registrou ao longo de 2021 mais de 88 mil ocorrências, com média diária de 245 ocorrências. O capitão Rosuilson Cardoso, coordenador do Cicom, ressaltou a importância da unidade não só para Feira de Santana, mas também para os municípios próximos.

"O Cicom é uma central de emergência que é voltado para as ligações dos números 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros e 197 da Polícia Civil, então nós recebemos as ligações para esses números, essa ligações vem tanto de Feira de Santana como também de mais de 16 municípios e a população atendida é estimada em mais de 1 milhão de pessoas, somos o maior Cicom do interior do estado e os números representam muito isso. Ao longo do ano passado o Cicom registrou mais de 88 mil ocorrências e isso nos dá uma média diária de cerca de 245 ocorrências. Essas ocorrências são encaminhadas para as viaturas e delegacias, como nós trabalhamos de forma integrada isso facilita e dá agilidade no atendimento dessas ocorrências."

O capitão ressaltou que dentre as ocorrências mais atendidas em 2021 a que está em primeiro lugar é ligada a perturbação do sossego público, representando 25% das ocorrências.

"Dentre as ocorrências que nós mais registramos no ano passado aparece em primeiro lugar a perturbação do sossego público, conhecido popularmente como som alto, que representa com cerca de 25% as ocorrências registradas, no ano passado nós tivemos mais de 24 mil ocorrências envolvendo som alto o que nos dá uma média de 65 ocorrências por dia, no final de semana ultrapassa as 200 ocorrências por dia, então é um problema bem sério que nós recepcionamos e acompanhamos e isso traz uma sobrecarga para as viaturas e guarnições. No ano passado foram mais de 310 mil ligações que nós atendemos aqui e isso nos dá uma média diária de cerca de 845 ligações. Eu chamo atenção que nos finais de semana e feriados esses números aumentam chegando a até 500 ocorrências e as ligações ultrapassam as 2 mil, então o nosso momento mais critico é o final de semana."

O coordenador pede a colaboração da população para que se sensibilize com esse problema. "Eu chamo atenção para o fato de que o som alto não pode ser visto como uma conduta menor, porque ele é uma conduta tipificada, é uma contravenção penal, mas pode ser também um crime ambiental, uma transgressão de trânsito, então você tem uma série de implicações que vão além da questão penal. A gente chama a população para se sensibilizar com esse problema e agir com bom senso, ouvindo o seu som dentro do limite aceitável e permitido."

Em segundo lugar em número de ocorrências estão os casos de violência contra a mulher, com mais de 6 mil ocorrências em 2021. "O segundo tipo de violência mais registrada é a violência contra mulher, que é um problema muito sério e que muitas vezes é tratado como uma questão privada e não é. A violência contra mulher é uma questão que deve envolver os órgãos públicos e a sociedade de forma geral. No ano passado a Cicom registrou mais de 6 mil ocorrências envolvendo violência contra mulher, nossa média diária é de cerca de 18 casos de violência contra mulher, no final de semana nós temos um aumento ultrapassando as 40 ocorrências por dia. Eu chamo a atenção das mulheres que ligam para o Cicom solicitando o auxílio da polícia que continuem ligando, porque nós iremos nos empenhar e atender de forma mais ágil e rápida possível, eu peço também que uma vez que a viatura está no local que a vítima acompanhe a guarnição da polícia até a delegacia para que seja feito o registro da ocorrência."

Os trotes ainda representam cerca de 10% dos atendimentos do Cicom. "O terceiro caso de maior relevância para nós continua sendo o trote, representando cerca de 10% daquilo que nós atendemos. No ano passado foram quase 8 mil ocorrências de trotes, mas a gente tem um feito um trabalho muito dedicado visando reduzir essa quantidade, conscientizando a população de que os números de emergência estão disponíveis apenas para os casos em que efetivamente é necessária a presença das polícias militar e civil ou do corpo de bombeiros."

Com informações Portal De Olho na Cidade. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 30 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/