Secretário de Justiça e Direitos Humanos dialoga com oficiais da PM sobre o programa Bahia pela Paz

SegurançaBahia pela Paz

Secretário de Justiça e Direitos Humanos dialoga com oficiais da PM sobre o programa Bahia pela Paz

Lançado em junho de 2024, o Programa Bahia pela Paz é uma iniciativa estratégica do Governo da Bahia 

Foto: Ascom/SJDH

O programa Bahia pela Paz foi tema de um diálogo entre o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e o alto comando da Polícia Militar na quarta-feira, 23. A atividade teve o objetivo de debater as diretrizes da política de segurança pública que está sendo implementada no estado com foco na prevenção e combate à violência. O encontro ocorreu no Auditório do Departamento de Apoio Logístico da Polícia Militar da Bahia, no Centro Administrativo, em Salvador.

Em uma abordagem pormenorizada do programa, o secretário Felipe Freitas destacou a importância do apoio da Polícia Militar ao projeto e pontuou a necessidade de fomentar nas comunidades abrangidas pelo Bahia pela Paz uma ação policial cidadã, integrada com a comunidade e com as dinâmicas locais, com o intuito de prevenir à violência e evitar ao máximo a ocorrência de mortes intencionais de jovens no estado. "É preciso cultivar e zelar por uma relação de confiança entre a comunidade e a PM, um desafio complexo, que precisa ser pactuado e respeitado. O fim último do nosso trabalho é evitar a morte violenta dos nossos jovens", declarou o secretário.

A frente do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) há cerca de um ano, o Coronel Paulo José Campos Guerra, ou Coronel Guerra, elogiou a abordagem do Bahia pela Paz em relação à política de segurança pública. "Eu me sinto lisonjeado de vivenciar essa vertente especializada da polícia comunitária, de aproximação e, ver que o Bahia pela Paz tem o entendimento da importância da corporação nesse processo, me deixa muito feliz", afirmou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Nessa mesma linha, o comandante-geral da PM na Bahia, Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, afirmou que "É preciso expandir a ideia de que a polícia está com a sociedade. Não há uma solução imediata para os problemas, mas vamos nos empenhar para melhorar a situação e mitigá-la, com maior participação, instrução e capacitação dos nossos policiais", afirmou.

Comemorando 32 dias sem homicídios em Jequié, o Coronel Paulo Magalhães, do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste, ratificou a efetividade da ação comunitária da polícia e da proposta do Bahia pela Paz.

Foco na juventude

Lançado em junho de 2024, o Programa Bahia pela Paz é uma iniciativa estratégica do Governo da Bahia, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para prevenir e combater a violência que tem vitimado jovens brasileiros e baianos, principalmente negros, com idade entre 12 e 29 anos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Um dos diferenciais do Programa é seu forte investimento em prevenção, com iniciativas que visam fortalecer a cidadania e os direitos humanos de seu público e de suas famílias. Outro ponto a ser ressaltado é o caráter amplamente participativo e democrático de sua gestão, que tem sido construída com a participação direta dos públicos envolvidos.

De acordo com o secretário Felipe Freitas "É preciso entender que o nosso foco é aquele jovem que está perdendo os vínculos sociais, que perdeu até mesmo sua capacidade de desejar. Precisamos que ele chegue até o Coletivo, que saiba que lá encontrará atendimento psicossocial e oportunidades que hoje não estão ao seu alcance, coisas que ele nem sabe se quer, porque nem chegou a conhecer".

Coletivos Bahia pela Paz

Localizados nas comunidades que fazem parte do Programa Bahia pela Paz, os Coletivos têm atuação intersetorial e buscam fortalecer a comunidade por meio de ações integradas nas áreas de educação, cultura, assistência social, segurança pública e desenvolvimento humano. Atualmente, estão em funcionamento dois coletivos em Feira de Santana e quatro em Salvador, que terá sua abrangência ampliada com a inauguração de outros dois equipamentos. Com a meta de instalar 24 coletivos no estado, está prevista a implantação dos Coletivos Bahia pela Paz em Jequié, Camaçari, Simões Filho, Dias D'Ávila, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Valença.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 25 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/