Policiais são treinados para atuar com Reconhecimento Facial e de Placas

SegurançaBahia

Policiais são treinados para atuar com Reconhecimento Facial e de Placas

Os policiais da região sudoeste estarão em imersão 

Crédito: Kelly Hosana/SSP-BA

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta terça-feira (19), uma série de instruções para capacitar os profissionais das forças de segurança da região Sudoeste, que atuarão diretamente com os sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, em expansão no interior do estado. Capacitação segue até a quarta-feira (20).

Ao longo dos dois dias, os policiais da região sudoeste estarão em imersão, no auditório do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC/Vitória da Conquista), localizado na Avenida Brumado, no 'Workshop Colaborativo do Projeto Vídeo Polícia', que tem como principal objetivo capacitar, difundir e alinhar as diretrizes da operacionalização dos sistemas com os profissionais.

O coronel Marcos Oliveira, superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) da SSP, detalhou que o sucesso desse sistema se dá com a junção das pessoas, tecnologia e dos processos.

"O comprometimento de quem faz e alimenta essa base de dados mostra o quanto a nossa ferramenta traz uma decisão acertada. Nós estamos instrumentalizando as forças da segurança pública para que, junto com a tecnologia, consigam, com cuidado, trazer resultados positivos em todo o trabalho", explicou.

Sudoeste

Mais de 380 câmeras serão implantadas em toda a região sudoeste, sendo 166 somente em Vitória da Conquista. Mais de 70 destes equipamentos inteligentes já estão sendo testados na cidade.

Lançado em dezembro de 2018, o projeto Vídeo Polícia é um sistema inteligente, capaz de fazer o reconhecimento facial de pessoas - através da análise de características -, e compará-las com imagens disponíveis no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - e de placas veiculares. Mais de 300 criminosos já foram levados à Justiça com o auxílio da tecnologia da SSP.

Em fase de testes no interior baiano, as câmeras inteligentes da SSP já estão instaladas em pontos estratégicos dos municípios da região Sudoeste, após o investimento realizado pelo Governo do Estado. São aplicados R$ 665 milhões em todo o projeto.

Estiveram presentes na abertura do workshop o chefe do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, o gerente do projeto Vídeo Polícia Expansão, major Jeferson Araújo e o coordenador de Rádio Comunicação e gerente do projeto Banda Estreita, capitão Ubiraci Alves Muniz Barretto.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 23 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/