Polícia Militar Realiza Cerimônia de Incineração e Troca das Bandeiras em Feira de Santana

SegurançaTroca das Bandeiras

Polícia Militar Realiza Cerimônia de Incineração e Troca das Bandeiras em Feira de Santana

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, militares e alunos do Colégio da Polícia Militar
Foto: Divulgação

Feira de Santana Notícias 24h - Em uma cerimônia que marcou o Dia da Bandeira, a Polícia Militar de Feira de Santana realizou, nesta terça-feira, 19 de novembro, a tradicional troca das bandeiras e o descarte das antigas, que já estavam danificadas devido ao uso contínuo e à exposição às intempéries do tempo. A cerimônia aconteceu no 1° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) da PM de Feira de Santana e teve como objetivo não apenas renovar os símbolos nacionais, mas também reforçar o respeito cívico pela bandeira do Brasil.

O Tenente Coronel Castilho, comandante do 1º DEC, explicou que a data foi escolhida para a realização do evento, pois, além de ser o Dia da Bandeira, é também o momento em que as bandeiras, que têm sido hasteadas diariamente, são substituídas por novas, após o desgaste natural causado pela ação do tempo e das condições climáticas. "Hoje é o dia da nossa bandeira nacional, e aproveitamos para cultuar a bandeira e realizar a incineração das bandeiras que já estão inservíveis, devido ao longo período de uso", afirmou.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O comandante ressaltou a importância do ritual de descarte das bandeiras, que deve ser feito de maneira adequada, através da incineração, um procedimento determinado por normas específicas. "A bandeira, que é um dos nossos maiores símbolos de identidade e união, deve ser tratada com respeito. É uma forma de demonstrar a nossa valorização pelos símbolos nacionais, que representam nossa pátria diante do mundo", destacou o Tenente Coronel.

Além do caráter simbólico, o evento também visa reforçar a consciência cívica na sociedade, especialmente entre os mais jovens. Para o comandante, é fundamental que as escolas e instituições de ensino incentivem a participação da juventude em cerimônias como essa, a fim de fortalecer o civismo e a importância do respeito aos símbolos nacionais. "A presença da sociedade, principalmente dos estudantes, é importante para mostrar que o civismo ainda é algo vivo e atuante, especialmente dentro das forças armadas", concluiu Castilho.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, militares e alunos do Colégio da Polícia Militar, que puderam presenciar o ato de respeito à bandeira nacional, representado nas trocas da bandeira.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/