OAB-BA defende instalação de câmeras em viaturas e fardas da PM
OAB afirma que tecnologia traz transparência às ações dos órgãos de segurança pública
A Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA) fez posicionamento favorável para a instalação de câmeras em viaturas e fardas de policiais militares. A proposta fez nascer um intenso debate no âmbito social.
A OAB argumenta que as câmeras vêm garantindo mais transparência às ações dos órgãos de segurança pública, reduzindo a letalidade nas ações policiais, além de atuar na coibição de desvios de condutas, fato que traz maior proteção para os policiais e outros cidadãos.
"Em março do ano passado, a OAB da Bahia cobrou urgência na instalação de câmeras em viaturas e fardas da PM, prometida pelo governo do estado desde 2021. A cobrança veio após uma ação da PM na Gamboa de Baixo, em Salvador, que deixou três jovens negros mortos. Na ocasião, os policiais relataram que foram recebidos à bala e que houve troca de tiros, enquanto moradores da área, familiares e vizinhos dos jovens mortos denunciaram que as vítimas estariam desarmadas e que foram executadas. Versões contraditórias que teriam sido postas à prova se os policiais estivessem usando câmeras", diz nota da OAB-BA.
O órgão acrescenta que as declarações do vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-BA, Dinoermeson Nascimento, que fez a defesa da maior cautela na implementação da medida, são "opiniões pessoais que não representam a posição da OAB da Bahia".
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.