98% dos mortos em operações policiais na Bahia são negros
O estado é o mais letal do Nordeste
Um levantamento realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania evidenciou que a violência policial, na Bahia, quase sempre tem um alvo definido. 98% dos mortos em operação policial no estado são negros.
Em números absolutos, apenas em 2020, 607 pessoas foram mortas pela polícia na Bahia. Destas, 595 eram negras. Neste ranking foram excluídos os casos em que não há informação de raça/cor. No mesmo levantamento, a Bahia aparece novamente em destaque. Dessa vez com relação ao número total de homicídios praticados por agentes do Estado. A Bahia é, com folga, o estado mais letal do Nordeste.
E a violência policial no estado só vem aumentando. A Bahia tem um número de letalidade muito mais próximo de São Paulo do que o Ceará, por exemplo, justamente o segundo estado do nordeste com maior índice de violência policial. Assim, ao todo, em 2020, 787 pessoas foram mortas pela polícia na Bahia. Já no Ceará, esse número cai para 145. Em São Paulo, com uma população quase três vezes maior que a baiana, o número de mortos em operação policial é de 814, apenas 27 a menos.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.