Vacinação contra hepatites e testes rápidos nas unidades de saúde
Quatro casos foram confirmados para Hepatite C
Em Feira de Santana, até quarta-feira (27) foram realizados 307 testes rápidos para diagnóstico das hepatites virais durante a campanha Julho Amarelo. Deste total, quatro casos foram confirmados para Hepatite C. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
A oferta do exame para diagnóstico tem sido intensificada pela Prefeitura de Feira, juntamente com ações educativas e de prevenção durante o mês nas unidades de saúde. Testes rápidos para diagnóstico da hepatite B e C também são ofertados no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).
Já as vacinas contra as hepatites A e B são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). No entanto, ainda não há vacina contra a hepatite C.
Aproximadamente 2 mil pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal de Hepatites Virais, localizado no CSE. Os pacientes são cadastrados e acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médico clínico, hematologista, infectologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.
A hepatite é uma infecção que ataca principalmente o fígado e pode provocar consequências graves, como cirrose, câncer e ocasionar a morte se não diagnosticada e tratada.
Com informações da Secom/PMFS.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.