Ozonioterapia: tratamento que opera 'milagres' na medicina veterinária
O tratamento auxilia em processos inflamatórios
Apesar de reconhecida por diversos especialistas como uma alternativa mais saudável e eficiente que tratamentos convencionais e de já ser utilizada amplamente por muitos médicos veterinários brasileiros, a ozonioterapia ainda não é muito conhecida por parte de muitos criadores de animais e tutores de pets, que ainda desconhecem os diversos benefícios proporcionados pelo tratamento. Caracterizada pela utilização do gás ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias, a ozonioterapia veterinária melhora a circulação sanguínea e reage com os tecidos corporais, estimulando todo o sistema imunológico do animal e acarretando grande liberação de oxigênio para as células.
Além de melhorar a circulação do sangue, o tratamento auxilia em processos inflamatórios, assim como no tratamento de inflamações localizadas e generalizadas, atenuando dores crônicas, além de ter efeito imunomodulador, antimicrobiano e antibacteriano.
O ozônio também possui efeitos analgésicos e anti-inflamatórios que aceleram a cicatrização de lesões, sendo utilizado até mesmo no tratamento de hérnia de disco, neuralgias, fibromialgias, queimaduras, artrites e artroses, diabetes, infecções em geral (bacterianas, fúngicas ou virais), doenças pulmonares, glaucoma crônico, doenças isquêmicas, doenças autoimunes e como adjuvante no tratamento de câncer, amenizando os efeitos colaterais da quimioterapia.
Devido ao grande sucesso do uso do ozônio na solução de diversos males, a Dra. Carla Schmitt - médica veterinária especializada em ozonioterapia e uma das pioneiras na sua utilização -, acabou criando uma linha de produtos ozonizados para auxiliar no tratamento dos seus pacientes. O sucesso foi tão grande, que rapidamente a produção deixou o caráter artesanal para assumir contornos de fabricação em escala industrial, nascendo assim a CS Ozon (@cs.ozon no Instagram), uma linha de cosméticos terapêuticos ozonizados, veganos e fitoterápicos.
"Em países da Europa, a ozonioterapia é utilizada há mais de 50 anos, mas, quando comecei, pouca gente conhecia. Especializei-me bastante em fisioterapia e reabilitação animal. No consultório, me deparava com muitos problemas de pele e outras doenças fúngicas e bacterianas, por exemplo, que eram muito difíceis de curar sem a utilização de medicamentos fortes ou tratamentos que davam poucos resultados e causavam muitos efeitos colaterais nocivos, o que me levou a estudar cada vez mais e acabei conhecendo a ozonioterapia e seus benefícios", conta a veterinária.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.