Onde encontrar atendimento psicológico online em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarSaúde mental

Onde encontrar atendimento psicológico online em Feira de Santana

Buscar ajuda profissional de um psicólogo ou de um psiquiatra é fundamental em momentos de crise pessoal

Crédito: Divulgação

Em momentos de pandemia que já dura mais de um ano, em que o sentimento de angústia, tristeza e ansiedade vem sendo vivenciado e compartilhado por muita gente, é importante buscar uma rede de apoio e acolhimento para que essas emoções não se transformem em problemas a longo prazo, como crises de pânico e depressão.

Buscar ajuda profissional de um psicólogo ou de um psiquiatra é fundamental em momentos de crise pessoal. E a saúde mental da população se agravou com os efeitos da pandemia, percebidos em diversas áreas.

Em pesquisa inédita divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro do ano passado. Por outro lado, 34,2% não chegaram a procurar ajuda, mas gostariam de tê-la. As causas: apoio psicológico para lidar com a ansiedade (78%) e o estresse (51,9%).

O estigma de "fraqueza" associado ao pedido de ajuda psicológica tem diminuído em tempos recentes. É um obstáculo importante a ser superado. Mas ainda há outros, como os valores de consultas na área, proibitivos para a maior parte da população brasileira.

Há entidades atendendo gratuitamente. As consultas ou plantões podem ser realizadas online por vídeo chamada ou ligação em plataformas específicas.

Atendimento online e gratuito

CAPS DR. Gutemberg Almeida - CAPS AD
Endereço: Rua Prudente de Morais, 170. Bairro Ponto Central. CEP: 44075185.
Fone: (75) 3625-3378

CAPS I Osvaldo Bradileiro Franco - CAPS I
Endereço: Rua Paris, 41. Bairro: Santa Mônica. CEP: 44077450
Fone: (75) 3612-4556

CAPS DR. Silvio Luiz Santos Marques - CAPS II
Endereço: Rua Elpídio Nova, 272. Bairro: Coronel José Pinto. CEP: 44051730
Fone: (75) 3223-5788

CAPS II Oscar Marques - CAPS II
Endereço: Rua Comandante Almiro, 1170. Bairro Serraria Brasil. CEP: 44003078
Fone: (75) 3614-6595

CAPS III DR. João Carlos Lopes Cavalcante - CAPS III
Endereço: Rua Francisco Martins da Silva, 239. Bairro Ponto Central. CEP: 44075475
Fone: (75) 3672-4555

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

O atendimento pode ser feito pelo telefone 188 – com chamada gratuita –, através de e-mail ou chat disponíveis no site do CVV, ou presencialmente na unidade da Rua Senador Quintino, 713. Bairro Olhos D'água. Semanalmente, das 10h às 22h.

Faculdades

Algumas instituições de Feira oferecem o serviço gratuito, contudo, presencial. Quem atuam são os alunos nos últimos semestres do curso, com apoio dos docentes das instituições.

A Clínica Escola da UniFTC oferece atendimento gratuito à comunidade interna e externa, recebendo pacientes encaminhados de escolas e unidades de saúde do município e macrorregião. Acolhe crianças, adolescentes e adultos com algum sofrimento psíquico, e crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado. Também atende casais que desejam tratar de questões referentes à vida conjugal e familiar.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta das 8 às 12h e das 14 às 17h45. Para se cadastrar é preciso comparecer ao serviço pessoalmente, munido de comprovante de endereço e carteira de identidade.

Endereço: Avenida Maria Quitéria, 2019.
Fone: (75) 3622-6952

A clínica escola da FAN também oferece o serviço, o paciente precisa apresentar o cartão do SUS, ou pagar um valor simbólico de apenas R$25,00 por mês para ter acesso ao tratamento. A clínica funciona todas as tardes, de acordo com o agendamento.

Endereço: Rua Edelvira de Oliveira.
Fone: (75) 92102-9160

A clínica escola da FAT atende pessoas de Feira de Santana e região, em diferentes etapas do desenvolvimento, ou seja, da infância à terceira idade, valorizando a saúde psíquica e emocional de cada indivíduo. Os atendimentos são marcados presencialmente ou por telefone, os nomes são colocados em uma lista de espera e, ao decorrer do semestre, os estudantes entram em contato para triagem.

Endereço: Rua Brigadeiro Eduardo Gomes. Bairro Ponto Central. CEP: 44076-060

Fone: (75) 3616-9451 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/