Novo Hospital Dia amplia atendimentos e cirurgias em Riachão do Jacuípe e região

Saúde e Bem EstarAssistência à Saúde

Novo Hospital Dia amplia atendimentos e cirurgias em Riachão do Jacuípe e região

Estrutura conta com aproximadamente 11 leitos para cirurgias eletivas. 

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

O Instituto Nacional de Amparo à Gestão Pública Imodernizar, com sede na cidade de Riachão do Jacuípe, inaugurou na manhã desta quarta-feira (29) uma nova estrutura de assistência à saúde para atender à população do município e cerca de seis cidades circunvizinhas.

Com atendimentos agendados, a nova estrutura do Hospital Dia conta com recepção climatizada, salas amplas, além de um moderno centro cirúrgico com aproximadamente 11 leitos e capacidade para realizar cerca de 40 procedimentos cirúrgicos diários, inicialmente, e mais de 100 atendimentos clínicos especializados. 

O novo empreendimento está localizado na Avenida Eliel Martins, no bairro Barra do Vento, em Riachão do Jacuípe.

Somente nesta quarta-feira (29), mais de 400 pacientes participaram da fila de triagem, em uma tenda montada em frente à unidade, para realização de consultas, exames e cirurgias no Hospital.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Da cidade de Riachão, a paciente Juliana Carneiro de Jesus elogiou a nova estrutura e o atendimento do Instituto. "Para a gente é muito bom, porque como a saúde em si está precária, ter o Instituto Imodernizar para nos receber é muito bom. O Instituto veio para nos ajudar, e é muito bom saber que seremos atendidos. Aqui já busquei pediatria, ultrassom mamária e abdômen total", informou ao Folha do Estado.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Outra paciente, Viviane Gonzaga foi à unidade em busca de uma ultrassom transvaginal. "É muito grande a procura, mas os atendimentos estão sendo bem encaminhados. Parabéns à Instituição, pois isso representa mais tranquilidade e apoio para nós."

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Atendimentos especializados e salas de cirurgia

De acordo com o superintendente do Instituto Imodernizar, Jacó da Silva, em entrevista ao Folha do Estado, o Hospital Dia é mais um marco da entidade, que irá assistir à população de uma forma mais contundente e especializada.

"A ideia do Hospital Dia Imodernizar é absorver essa demanda reprimida que temos em Riachão e toda a região. Então, o Instituto está inaugurando hoje um equipamento hospitalar, para realização de cirurgias e atendimentos especializados, que hoje não existe na rede municipal. Vale salientar que Riachão e região não têm hoje um centro cirúrgico estruturado operando, e a estratégia de saúde do Instituto Imodernizar é implementar esse equipamento para assistir à população", salientou o superintendente.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

O objetivo do Instituto, segundo ele, é realizar mais de 700 cirurgias por mês, com atendimentos também em regime de mutirão.

"Como somos um Hospital Dia, os atendimentos não são 24 horas, são programados. A gente atende muito em regime de mutirão, e já chegamos a realizar cerca de 300 atendimentos em um único dia. Hoje iremos realizar mais de 300. Na antiga estrutura, chegamos a ofertar mais de 1.500 atendimentos por mês. A meta aqui é dobrar a demanda, incluindo as cirurgias, com quase 20 mil atendimentos em um ano. A ideia é assistir a comunidade de Riachão de Jacuípe e cidades circunvizinhas. Temos aqui seis cidades do entorno que não têm um equipamento desse porte", enfatizou.

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Jacó Silva salientou que o Instituto Imodernizar é uma Organização Social sem Fins Lucrativos, que foi fundado há 11 anos, em Riachão do Jacuípe, e há mais de 9 anos atua com ações de promoção à saúde no município e região, em parceria com o Governo do Estado.

"A gente atua em parceria com a administração pública fazendo gestão complementar na área de saúde, facilitando e promovendo várias ações em outros municípios, e temos em Riachão a nossa sede e nosso núcleo de assistência e promoção à saúde. Na realidade, o Hospital Dia é mais uma estratégia para ampliar as ações, para poder ofertar um serviço para a comunidade em parceria com o governo do estado. Tínhamos uma unidade menor e devido à demanda precisamos ampliar."

Foto: Mário Sepúlveda/ FE

Conforme o superintendente do Instituto, o Imodernizar desenvolve também ações e programas de saúde específicos, em unidades móveis.

"A gente desenvolve também muitos atendimentos em unidades móveis, como o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, e temos outras unidades com atendimentos especializados, a exemplo de ultrassonografias. A ideia desse novo equipamento é ampliar e dar mais comodidade para os usuários do serviço", explicou.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 18 Outubro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/